CulturaSanta Maria

CULTURA. No Dia Mundial do Rock, data é festejada somente no Brasil. E Santa Maria não ficará ausente

A banda Roksane estará no “The Park”. Mas esta é apenas uma. Há outras duas dicas especiais para esta quarta, Dia Mundial do Rock, em SM
A banda Roksane estará no “The Park”. Mas esta é apenas uma. Há outras duas dicas especiais para esta quarta, Dia Mundial do Rock, em SM

Por MÁRCIO GRINGS, especial, com foto de RODRIGO RICORDI

“…Pesquise nos livros, procure nos documentários ou pergunte aos seus camaradas mais antenados. Sempre que falamos em origens do rock and roll, onde tudo começou, afinal? Quem levantou os alicerces do gênero? Onde pode ser encontrada a tal Pedra de Roseta, ou afinal, – quem é o verdadeiro pai da ‘criança’?

Bem, as respostas podem ser as mais diversas. No entanto, somente uma pode ser verdadeira. Como diria Muddy Waters: “O blues teve um filho, e o nome dele é rock and roll”. Sim, bem antes de Elvis chacoalhar os quadris, e Bill Halley reinventar o hillbilly, ou de qualquer outro branquelo apresentar a certidão de nascimento (falsa) do gênero mais popular do planeta, o leite materno do rock já havia tocado o solo sagrado do delta do rio Mississipi.

Desde que foi miscigenado e popularizado por Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, e Alan Freed (o radialista e agitador cultural que cunhou o termo), o rock foi se fundindo a country music e ao rhythm’n’blues na década de 1950, e assim vem sofrendo influências musicais e culturais de todo tipo.

O gênero se expandiu, criando vertentes e ramificações. Ao longo do tempo, assumiu elementos de folk, jazz, pop, música erudita, eletrônica, funk, soul, rap e traços das culturas locais dos mais diversos países, como o caso do samba no Brasil. Aumenta que isso aí é rock and roll!…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo