Arquivo

Um deles será vice. Valdeci exonera hoje os secretários Carlos Rempel e Luiz Celso Giacomini

A entrega do projeto de lei que institui o Programa Municipal de Promoção do Esporte (PROESP-SM), na tarde de ontem (na foto de Patrícia Lemos), pode ter sido o último ato oficial de Luiz Celso Giacomini à frente da Secretaria de Esportes do Município. Segundo informação que obtive na noite desta terça-feira, será exonerado hoje pelo prefeito Valdeci Oliveira. Ele e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Rempel. Tanto um quanto o outro poderão voltar em julho. Aliás, apenas um deles, e provavelmente Giacomini.

 

Explicando. Este 4 de junho é o último prazo legal para desincompatibilização daqueles que concorrerão a cargo executivo no pleito de 5 de outubro. Portanto, a saída de Giacomini e Rempel é preventiva. Há grandes chances – 95 em 100 – de que um deles será o escolhido para compor com Paulo Pimenta a chapa da Frente Popular Trabalhista à sucessão de Valdeci Oliveira/;Werner Rempel. O que não for, retorna ao cargo depois de passadas as convenções, em 30 de junho.

 

Mais que isso: entre Carlos e Luiz Celso, a aposta no primeiro é muito mais certeira, na medida em que uniria o PSB definitivamente na FPT e há inexistente possibilidade de o PPS, partido do secretário de Esportes, sair do Frentão – se depender da vontade dos dirigentes de Santa Maria. Apurei que houve uma tentativa “por cima” – isto é, via Diretório Regional, mas o risco seria muito grande, sem a chancela da direção local. Como me disse alguém bem situado nas coisas da FPT, “tudo o que não queremos agora é um novo PDT”, aludindo às brigas internas do outro aliado da Frente.

 

Por essas e outras, a saída de Giacomini, hoje, é para não fechar a porta à possibilidade, mas Rempel larga na frente como provável candidato a vice-prefeito, depois que o PDT se enroscou todo nas suas desavenças uterinas. Aliás, é dado como certo também que o grupo que defende candidatura própria no pedetismo não terá maioria, muito longe disso, na convenção municipal. E, portanto, os petistas apostam na sua continuidade na Frente Popular Trabalhista.

 

O certo, porém, hoje (e talvez seja essa mesmo a única certeza) é a desincompatibilização dos dois secretários. Ambos estarão, portanto, legalmente disponíveis à participação na chapa majoritária que vai defender a administração municipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo