CampanhaEleições 2010Jornalismo

A ANÁLISE. Lula, FHC e o jornalista que sintetiza: “o eleitor, esse ingrato analfabeto”

Li muitas,mas muitas meeeesmo, avaliações na mídia grandona acerca das observações (vamos deixar assim) de Fernando Henrique Cardoso sobre Lula. E depois, a repercussão, também na MG, sobre as, digamos, falas de Caetano Veloso. No primeiro caso, dada a notória boa vontade para com o ex-presidente, as reportagens não se avolumaram. Até porque, diante das bobagens do ciumento antecessor de Lula, a melhor tática era mesmo calar. Poderia piorar. Quanto a Caetano, bem, após seu preconceituoso comentário o silêncio era quase uma concordância. E os jornalões e televisõesões e revistões se calaram. Deu pra entender?

Ele saiu da sombra para falar bobagem. E esquecer seu próprio passado como Presidente
Ele saiu da sombra para falar bobagem. E esquecer seu próprio passado como Presidente

Mas houve pelo menos uma exceção, entre os analistas não engajados. Ou minimamente independentes. E é com ele que vou brindar (se quiser, claro) o leitor deste (nem sempre) humilde sítio. Trata-se de Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo. Vale a pena ler o que ele escreve na seção “Pensata”, que assina na versão online do jornalão paulista. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Acompanhe:

O eleitor, esse ingrato analfabeto

…Em meio a uma oposição sem discurso, com potenciais candidatos ao Palácio do Planalto que não desejam atacar Lula, FHC cumpre o papel de tentar desgastar um presidente, que, com sua alta popularidade, tentará eleger como sucessora a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

FHC, porém, esquece o passado. No seu governo, os fundos de pensão das estatais foram usados politicamente para a formação de consórcios privados que arremataram empresas públicas. O Estado, naqueles anos, atuou no limite da irresponsabilidade, como disse Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil que ficou muito rico nos anos FHC.

A Força Sindical, hoje nos colos de Lula, era massa de manobra do PSDB. A aliança com o PFL, hoje DEM, não difere muito da firmada pelo PT com o PMDB, em nome de um realismo político que sacrifica a ética. No estilo de governar, FHC e Lula se parecem, com algumas nuances.

O petista é mais desabrido ao abraçar figuras de biografias suspeitas?

Sim.

Mas o tucano nomeou um procurador-geral da República que ficou conhecido como engavetador-geral da República.

O procurador-geral é o único que pode pedir abertura de investigação e de processo penal contra o presidente da República. FHC não se arriscou com as seguidas nomeações de Geraldo Brindeiro. Lula escolheu o mais votado da categoria. E viu um deles denunciar a existência de uma organização criminosa em seu governo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outros artigos publicados por Kennedy Alencar, na seção “Pensata”, da versão online da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. essa é a maneira do psdb virar oposição, colocam no pedestal um homem que se perde na confusão de suas ideologias e critica um governo que destruiu a imagem nefasta e incompetente da era fhc, esse sim! destruiu o país, afagou os ricos e amigos e hoje acha que consegue avaliar alguma coisa.
    sua postura infantil e invejosa mostra como o psdb gosta de agir, critica a todos e não lembra que um dia foi governo, seus atos obscuros e sua gestão irresponsável.
    bem feito para o fhc! aprende que nem com o teu diploma vc conseguiu ter a metade do que lula tem, ele sim é o cara.
    nosso presidente, um homem que transformou o país e calou a boca de uma parcela da sociedade que só pensa no próprio umbigo.
    boa sorte lula!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo