EstadoJornalismoSegurança

BOA IDÉIA? Carlos Dominguez, Frederico e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania

“…Portanto, uma terceira possibilidade deve ser implantada pelo Estado. A proposta prevê que as relações entre as polícias (federal e estadual) sejam ampliadas nos municípios em um formato de gabinete de segurança pública que utilize-se da capilaridade do poder municipal em suas relações com a população somado aos órgãos como o Ministério Público e Poder Judiciário. Quem está em contato direto com a população (poder municipal).

Essas idéias acima vem sendo divulgadas pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, em suas peregrinações pelo país. O PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania já está implantado como projeto piloto em Londrina (PR) e vai entrar no Rio Grande do Sul na Região do Médio Alto Uruguai, capitaneado pela cidade de Frederico Westphalen.

Em reunião na região, na última segunda-feira, Tarso buscou atrair autoridades policiais e municipais acenando com financiamento de projetos, equipamentos, treinamento e até bolsas que complementariam o baixo salário das corporações policiais, como a Brigada Militar e a Polícia Civil. Tudo voltado para buscar os jovens que estariam na chamada “zona gris”, aqueles que já até cometeram algum crime (tráfico de drogas na maioria das vezes) mas ainda não optaram definitivamente pela delinqüência. Estes jovens, dentro do programa, não são encaminhados para a polícia e sim para projetos profissionalizante…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do texto “Segurança e (in) segurança”, do colaborador semanal deste site, Carlos Dominguez. Formado pela UFSM e pós-graduado em Comunicação e Cultura na UFRJ, Dominguez é repórter freelancer, professor do Curso de  Jornalismo da UFSM/Cesnors em Frederico Westphalen e coordenador da Agência de Notícias Da Hora. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo