CriseEconomiaNegócios

CADÊ A CRISE? Ricos apostam em PIB brasileiro grandão e inflação pequenininha

Previsão de PIB grandão em 2010. E não é de fonte brasileira, acrescente-se
Previsão de PIB grandão em 2010. E não é de fonte brasileira, acrescente-se

Não deixa de ser interessante. Pesquisas e levantamentos feitos por instituições brasileiras sérias, como o IBGE e a Fundação Getúlio Vargas, para citar dois exemplos, não são exatamente levadas em conta pela mídia rastaquera brasileira. Aí, bem, aí vem um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, composta só por países ricões, grandões. Então, o espaço é garantido.

Veja o exemplo desta quinta-feira. Noooossaaa!!! E não é que os sinais da economia brasileira são os melhores possíveis para 2010? Cadê a crise? Se existiu, se foi, constata exatamente a OCDE. Que traz dados extremamente positivos, como você pode verificar na, agora, alentada reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo, com texto de Nathália Ferreira. Mas não presta atenção muito no título, que ele está ali apenas para “marcar posição”. Confira o texto:

OCDE alerta Brasil para déficit fiscal preocupante em 2010

…Os cortes tributários fizeram o déficit fiscal do governo brasileiro subir para níveis potencialmente preocupantes, segundo relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, grupo do qual o Brasil não faz parte) divulgado nesta quinta-feira, 19. A organização previu aumento no déficit para o equivalente a 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, de 2,0% do PIB previstos para este ano.

“Uma retirada planejada criteriosa da política de estímulo seria aconselhável a partir do começo de 2010, se a recuperação estiver em andamento, conforme esperado”, disse o relatório. Dadas tais políticas prudentes, a OCDE disse que o déficit fiscal do País pode cair para apenas 1,7% do PIB em 2010. A organização também reviu para cima o crescimento da economia brasileira, que segundo o relatório deve experimentar recuperação robusta em 2010, com expansão prevista de 4,8%, depois de crescimento zero em 2009.

“A demanda doméstica deve crescer vigorosamente no último trimestre de 2009 e em 2010, apoiada por um mix de política ainda acomodatícia”, disse a OCDE. Parte do ímpeto de crescimento vem das medidas adotadas pelo governo, que incluem expansão do crédito e cortes de impostos para muitos produtos de consumo. A inflação, por sua vez, provavelmente ficará estável entre 4,0% e 4,5% em 2009, 2010 e 2011, previu a OCDE…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo