DestaqueSanta Maria

ASSEMBLEIA. É improvável (ainda que possível), mas Santa Maria poderá ganhar mais uma cadeira

Quarta suplente do PSOL, Alice Carvalho, depende da decisão de seu partido

Alice Carvalho, em foto de manifestação ocorrido em junho do ano passado. Deputada? Por que não? (foto Reprodução/Facebook)

Por Claudemir Pereira

Na verdade, é simples: a psolista Alice Carvalho, com seus 6.701 votos (2.338 em Santa Maria), é a quarta suplente da bancada do seu partido na Assembleia Legislativa. Mas poderá assumir vaga no parlamento, desde que os três suplentes melhor votados do PSOL decidam trocar seus atuais mandatos de vereador – Pedro Ruas em Porto Alegre, Jurandir Silva em Pelotas e Matheus Gomes também na capital -, com mais três anos, por 10 meses no parlamento estadual.

É improvável, mas não impossível. O primeiro suplente, e na bica para ocupar a cadeira, é Ruas, pré-candidato do partido ao Palácio Piratini, e que, se assumir, poderá cncorrer a um novo mandato no Palácio Farroupilha. Ele pretende decidir isso nos próximos dias, em conjunto com a direção partidária. No caso de recusa dele, serão ouvidos os demais, até que se chegue a Alice.

Mas, e por que tudo isso? Simples, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a CASSAÇÃO do atual deputado Luis Augusto Lara, do PTB, anulou os votos por ele obtidos em 2018. E, com a recontagem, os petebistas perdem uma cadeira, que vai ao PSOL.

Assim, está contada a possibilidade de Alice virar deputada. A quinta de Santa Maria – juntamente com os outros parlamentares estaduais (Valdeci Oliveira/PT, Roberto Fantinel/MDB e Giuseppe Riesgo/Novo) e federal (Paulo Pimenta/PT).

EM TEMPO: após concorrer à Assembleia Legislativa, em 2018, Alice Carvalho foi o principal nome do PSOL na disputa por vaga à Câmara de Vereadores, em 2020. Foi a mais votada entre todos os candidatos, com 3.371 votos. Mas não se elegeu, pois o desempenho do partido foi inferior ao quociente eleitoral.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo