ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “O que se pode fazer com o troco da secretaria de Pozzobom”

A seção “Luneta”

Idealizadores do novo site da prefeitura fizeram bom trabalho visual. Criança sempre dá ibope. Ainda mais um conjunto tão bonito delas, como se vê na página inicial.

Observatório se acha no direito, porém, de exercitar a dúvida: não fosse uma das garotinhas, e se diria que a Santa Maria ali mostrada é um enclave anglo-saxão. Era a idéia? Deu certo.

Orçamento da secretaria de Jorge Pozzobom só é suficiente para pagar o salário do secretário, mais algumas diárias para visitar a região. Sem direito a funcionário.

Objetivamente, o tucano da secretaria do eu sozinho terá que ser muuuuito booooom para se virar com esse troco todo. Que é, aliás, de R$ 145 mil. No ano.

Já a secretaria extraordinária de Supervisão de Programas Intersetoriais (tradução: a que cuida das obras do PAC) não terá do que se queixar. São R$ 49,4 milhões para usar.

Dá para entender porque uns e outros bem que gostariam de avançar sobre essa área – que é a verdadeira prima rica da administração. Além, claro (e na devida proporção) da que cuida de múltiplas idades e inúmeros esportes.

Atenção: Saúde e Educação não contam. Estas tem verbas constitucionalmente carimbada. E, se o titular não se cuidar, só dão desgaste. E não frutos.

Dúvidas claudemirianas: quando deixarão o governo os secretários candidatos? Há quem pense em se mandar o quanto antes. E quem vai entrar no lugar?

Certezas claudemirianas: não faltam pretendentes, para qualquer delas. Tem gente, inclusive, já rondando o Centro Administrativo. Metaforicamente falando, claro.

Direção da JPMDB/RS (que tem a presença do santa-mariense Ricardo Bassi) deu a entender, ao ser empossada, que prefere José Fogaça como candidato ao Piratini.

Diplomaticamente (ou para corrigir um erro?), esta semana o grupo quase todo fez um salamaleque também para Germano Rigotto. Pooois é.

Atenção: quem quiser conhecer as chapas completas que disputam a eleição petista deste domingo, basta acessar o site do colunista na internet. Lá, nesta sexta, foram publicados todos os 82 nomes que as integram.      

Você também pode encontrar este repórter diariamente às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no www.claudemirpereira.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

19 Comentários

  1. de tudo que li aqui fica a certeza de que política ninguém discute, seja por falta de conhecimento ou falta de argumento. O que leia aqui é politicagem da pior espécie. O Ildo tem posição definida e a defende, independente de estar certo ou errado. O Bieri tá na expectativa se ganha um cargo ou não, então as vezes bate e as vezes defende o governo. Mas o certo é que vamos ter que melhorar os discursos, caso contrário ano que vem será impossível aguentar essa bateção de boca.

  2. Elvira ficou bem pra ti viu!hehehehe mas mesmo estando no governo tu não devias abandonar o movimento estudantil.
    Um abraço

  3. Mas que rancor voces falam? O PT governa o pais com apoio do PMDB consciente e determinado pelo bem do Brasil, só não temos o apoio desse PMDB gaúcho coordenado por um político como o Pedro Simon que foi o pior governador da história do RS e um ministro da agricultura incompetente que teve de ser afastado porque não sabia nada de nada. Aqui na cidade voces protagonizam um governo apagado todo ele voltado para eleger Tubias deputado estadual, com um secretário que esteve envolvido em escandalos como o Buzatto que inclusive mostra que voces não valorizam os que apoiaram a eleição de Shirmer e são daqui,desprestigiam o Dr. farret que foi quem elegeu Shirmer, enganbelam o Pozzobom com uma secretaria ficticia, só o que sabem é criar factóides na imprensa mas de concreto não apresentam nada, pagam hora extra para Cc no governo,perseguem agentes de transito porque multaram em frente a estabelecimentos de parceiros deste governo,as estradas do interior estão um caos, o PA está as moscas com falta de médicos, estão a reboque dos interesses do vereador Claudio Rosa que não deixa resolver o caos do centro da cidade, contratarm uma chinesa que não apresenta nada , prometeram uma industria para o mes de novemvro que não passa de lorota estão desesperados porque percebem que tem um governo fraco com um prefeito indeciso que vacila o tempo todo e sabem que a cidade vai cobrar caro nas 2 próximas eleições ai partem para atacar o PT , pois saibam de uma coisa a cidade pode até não eleger o PT mas voces não vão continuar porque já se viu que não dá e não adianta blindar na imprensa porque o povo compara com o que já teve.
    Um abraço a todos.

  4. Sou obrigado a concordar com a Elvira, é muita roupa suja. Se bem que o começo de tudo foi um comentário dela mesmo. Mas, não tiremos o mérito dela de querer discutir coisas mais de fundamento. Neste sentido, pediria para alguém que por ventura tenha gravado a propaganda eleitoral do Schirmer, que me faça um favor, pois a memória já não anda lá essas coisas. Não apareciam ali vários empresários de outras partes do estado e até do Brasil já “louquinhos” para vir se instalar em Santa Maria e gerar muitos empregos? Só não vinham por que havia um empecilho: O PT.
    Onde será que andam aqueles empresários? Afinal, Schirmer já vai fechar um ano de governo (??) E o tal “bum” industrial ainda não começou. Será que era mais uma armação eleitoreira? Afinal, parecia tão fácil…

  5. Meu Deus! Quanta roupa suja sendo lavada. Muitas vezes pensei em militar num político para defender minhas idéias, mas o radicalismo me afasta. Será que que não dá para fazer uma analise imparcial de nossos governantes. Em todos os partidos tem gente corrupta mas tb tem séria, honesta e competente. Sejamos inteligentes, vamos fazer críticas fundamentadas em fatos e não críticas baseadas em futurologia, amargas e pessoais. O Claudemir não merece que os comentários do seu blog sejam “minorizados” por observações levianas, baseadas só no rancor. Vamos discutir atitudes, idéias e projetos que venham somar p/ Santa Maria

  6. Ildo… você que devia tentar parar de se fazer de louco, pois todos nós sabemos que o MENSALÃO é sim do PT, e na tentativa frustrada vcs pegaram um caso mineiro, que nem de perto é parecido com o esquema de corrupção que o Lula, José Dirceu e Cia implantaram no governo federal.
    E se quer outros assuntos, que não o caso Celso Daniel, tenta se lembrar ai do Paulo Salazar (assessor do Bom Gas e Raul Pont), do Banco Santos da Stela Farias, do jogo do bicho do Governo Olívio, e tantos outros que o PT sempre se envolveu! Afinal, corrupção ta na história da vida pública do PT!

  7. Quanto a explicação da morte de Celço Daniel é querer requentar assunto velho, vamos então querer explicação da morte do ex assesor de Yeda que apareceu boiando morto no Lago Paranoá em Brasília e que tinha muito a revelar e nesse governo o teu PMDB daqui do RS faz parte Biere,não o que apoia o governo Lula.Explique!

  8. Quanto ao escandalo do jogo do bixo, já foi julgado e os petistas inocentados da mesma forma que estão sendo julgados os envolvidos no caso DETRAN que inclusive apareceram em fotos de jornais participando da comissão de notáveis que elaborou o plano de governo do Dr. Shirmer!

  9. O Bieri se faz de louco, sabe muito bem que o mensalão partiu do PSDB e o Azeredo é que vai explica-lo, aliás o Bieri não dá para levar a sério outro dia usou o falecimento de uma pessoa para de forma nada ética, criticou o governo Shirmer e depois aparece na Juventude do PMDB, ou acha que a gente é o bobo ou tava querendo levar uma FG, quanto ao governo Lula o PMDB partido que tu faz parte apoia ele e com gente de peso e aí vale aquele ditado “enquanto a caravana passa os cães ladram”

  10. Aliás,…e por falar em escândalos,…e aproveitando que hoje os petistas (que no passado se gabavam de possuir o monopólio da “ÉTICA”, da “Moral” e da “Decência”) estão votando para seus respectivos Diretórios nacionais, estaduais e municipais,…não gostariam de fazer um “EXAME DE CONSCIÊNCIA” e “PEDIREM DESCULPAS” a Nação (e principalmente para quem acreditou neles e nos seus milhares de fiéis militantes) e declararem (ou pelo menos pedirem uma investigação séria e contundênte) de quem afinal ASSASSINOU CELSO DANIEL e o TONINHO DO PT? A Nação,…mas principalmente os milhares de militantes do partido (da “ética”) merecem esta resposta!

  11. Prezado Rogerio
    Vivemos num estado democratico e com varios partidos se alternando no poder, por isso não me venha com “balela”. Parece que esqueceu o escandalo do Jogo do Bicho durante o Governo Olivio Dutra

  12. olha eu acompanhei bem de perto a administração do ex-prefeito osvaldo, e posso dizer que ELE éra uma pessoa muito boa, prefeito bom ,más ele pagou o preço por encher o seu governo de “aliados´´ que nas suas costas faziam e aconteciam igual ao frentão que está na prefeitura, quem tá de fora é só prestar atenção, nas puxadas de tapetes, será que este filme vai se repetir?

  13. Não posso crer que alguém chame aquilo que o então prefeito Osvaldo Nascimento fez de “asfaltar ruas”.
    Gente, por favor. Tanto é que ele perdeu a eleição justamente por conta daquilo (lógico, aliado a outros motivos). Jogou fora um grande volume de dinheiro público. Asfalto comprovadamente eleitoreiro, camada de dois ou três centímetros de asfalto sem fazer a infra estrutura necessária como o pluvial, por exemplo. Mesmo antes da eleição já estava esburacado.
    Quanto a eleição ao governo do estado, pouco importa quem venha pelo PMDB, PSDB, PP ou qualquer outro partido que esteja lá no Palácio hoje. No segundo turno eles se juntam tudo de novo. Se ganharem do Tarso, segue todo este cenário de inércia e corrupção que hoje vemos. Trocam-se algumas cadeiras para dizer que é um novo governo e…Segue o baile. Um dia o povo gaúcho entenderá que aqui existem apenas dois partidos. Os que estão com o PT e os que são contra ele. Não adianta em uma eleição o cidadão votar no PSDB se desiludir, e na outra votar no PMDB para ver se muda. Não muda nada.

  14. A maior disputa no PT SM foi numa prévia em 96 a de agora não chega nem perto!Mas será boa, se for civilizada e respeitar as normas da democrecia interna e eu acredito que isso acontecerá, descontando atitudes isoladas aqui e ali.

  15. Concordo com vc em quase tudo Tiago Fernandes, menos quando disse que “segundo um funcionário municípal, o governo 15 só está melhor que do antigo prefeito Osvaldo Nascimento”, no qual eu DISCORDO totalmente! A última administração do Dr. Osvaldo (1997-2000) foram asfaltadas praticamente todas as ruas e avenidas da cidade, a Usina de Asfalto funcionava “A Pleno” (e hoje, a quantas anda?). Se houve falhas na última gestão do prefeito Osvaldo Nascimento, podem ser criticado por ter atrasado os últimos três meses da folha de pagamento (o que não foi culpa dele), portanto mais RESPEITO com a administração do Dr Osvaldo, pois sua última gestão foi Muito Boa!

  16. O site da prefeitura não passa a atual imagem da cidade, um caos! cheia de buracos, lâmpadas queimadas, terrenos imundos , trânsito problemático, sem políticas públicas para inclusão social, saúde degenerada, resumindo a beira do marasmo!
    Pozzobom deve se contentar com esse dinheiro porque já tá bom de mais , porque até agora isso apenas transpareceu a imagem de uma pessoa que está sendo mimada, apesar da sua fritura diária o governo simplesmente deu esse regalo para que o tucano não incomode mais. Mas vamos convir que isso foi bem feito!
    Apesar dos pesares o governo 15 não pode reclamar do governo federal que na sua essência petista tem salvo o seu mandato com emendas parlamentares e verbas já orçadas desde a administração anterior. Esta que até agora está sendo a força motriz da prefeitura.
    Segundo um funcionário municipal o governo 15 só está melhor que do antigo prefeito Osvaldo Nascimento, “simplesmente não fazem e nem deixam fazer nada, está uma confusão!” pode-se perceber que o famoso frentão só serviu na prática para ” tirar a petezada” como eles mesmos falam. Isso que na campanha pregavam a excelência de gestão, uma triste incoerência vcs não acham………….
    Pode imaginar o porque de tanta vontade de alguns caciques do governo em geriri os recursos do pac…..simples!É a única parte que não sofrerá desgaste e ainda servirá como palanque em 2010.
    Jpmdb prefere Fogaça! Nada mais natural que dentro do pmdb, principalmente na sua juventude floreça a sua maior virtude partidária: a falta de ideologia e posição. Nada surpreende, olhar uma foto com o Rigotto, dizer que o RS precisa de mudança e preferir o Fogaça que de tão ruim que está sendo o seu mandato os próprios cidadãos de POA já estão querendo que ele concorra para poder deixar a prefeitura.
    Como aqui em SM a cidade de POA está parada e o seu governo se perde nas alianças confusas e nas trocas de interesses, bandeiras históricas como o OP estão sendo usadas para ludibriar a imagem das gestões petistas que como de costume obtem altos indices de aprovação.
    Pt tem sua Ped domingo e lá será sacramentada a maior disputa interna já vista dentro do partido, dois grupos com líderes distintos e que concorrerão a câmara dos deputados travarão uma disputa pelo diretório municipal. O presidente foi escolhido por consenso e será o ex-vereador Vilmar Galvão, pessoalmente considero o Galvão uma das melhores oratórias e posturas do partido, sabe defender e atacar com fundamentação e embasamento em suas palavras.
    Boa sorte para todos os petistas!
    Mais uma vez a minha rua está alagada e virou uma piscina, irei convidar o prefeito para competir comigo uns 50m livres, já foram feitas reclamações e até agora como de costume não foi feito nada.
    Rua Tamanday – Bairro Nossa Sra. de Lourdes Anota pessoal do 15 e ve se façam alguma coisa porque na hora de pedir voto vcs sabem perfeitamente!
    Grande abraço a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo