MídiaSanta Maria

MÍDIA. Grande reboliço por conta do fim do Canal 20 da Net. Decisão é da Justiça. Opções já são avaliadas

O editor tratou, muito de leve, o assunto ontem à noite no FEICEBUQUI. Houve repercussão instantânea, com muitas “curtidas” e comentários. Agora, vamos aos detalhes, tanto quanto já estão disponíveis.

O fato é o seguinte: se não houver uma improvável reversão judicial, o “Canal 20”, (na verdade, canal 26 – Net Cidade – em Santa Maria) exibidor de vários programas locais através da operadora Net, de televisão a cabo, deixará de ir ao ar à meia noite do dia 30, a próxima quarta-feira.

A medida se deve a uma iniciativa do Ministério Público, a partir da provocação da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que proíbe as operadoras de TV por assinatura de serem, também, exibidoras. Existiriam iniciativas, no âmbito jurídico, mas poucos creem em mudança, pois já houve decisão nesse sentido que penalizaram outras operadoras, como a Sky, que retirou seus próprios canais do ar.

De todo modo, opções são tentadas, no âmbito local, por parte de produtores independentes. Em Santa Maria, especificamente, há apenas um rumor de que “grande investidor” estaria interessado em operar o canal, terceirizando exatamente para os atuais exibidores, ou parte deles. Mas não é o mais provável.

Também seria o caso da capital do Estado, onde o “20” também é forte. Ainda assim, em Porto Alegre, vários programas e produtores começam a se transferir para outros canais legalizados. No caso da boca do monte, o caminho, digamos, natural é a TV Santa Maria.

De todo modo, vale conferir mais sobre o assunto. Abaixo você tem dois textos. Um do Coletiva.Net, portal especializado em comunicação e mídia; outro do blogue do jornalista Felipe Vieira. Acompanhe ambos, a seguir:

netCanal Net Cidade sai do ar no fim do mês”, do portal especializado Coletiva.Net

O canal NET Cidade (20) está em seus últimos dias de transmissão. A operação será encerrada no dia 30 deste mês e a NET Mídia já começa a informar parceiros comerciais sobre a mudança. O fim do canal cumpre ordem judicial que resulta de ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, juntamente com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Com a decisão, o canal deixa de ser transmitido em todo o Brasil. A NET Mídia está orientando anunciantes e trabalha com a possibilidade de indicar espaços comerciais em canais parceiros, de acordo com a localidade. Procurada por Coletiva.net por meio de sua assessoria de imprensa, a NET não se manifestou oficialmente até esta publicação.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

NET vai à justiça para manter o Canal 20 no ar

Advogados da NET e de produtores locais trabalham em uma ação judicial para tentar manter o Canal 20/NET Cidade no ar.  Eles podem ingressar a qualquer momento no judiciário contra a ordem da Anatel/Ministério das Comunicações, de fechamento da emissora dia 30.  Segundo a ANCINE, que cobra a medida dos órgãos federais, o funcionamento da forma como acontece hoje fere a lei brasileira. A legislação determina que uma distribuidora de sinal não pode também ser  programadora de conteúdo. O fato é que se não conseguir uma liminar ou um outro instrumento jurídico para manter o 20 em funcionamento, a NET deverá ser retira-lo do ar a meia-noite do dia 30 de setembro.

NET Cidade também conhecido por Canal 20 conta com uma gama de produções locais independentes de variedades e entrevistas comandados por jornalistas como Diego Casagrande, Guaracy Andrade, Odalgir Lazzari, João Bosco Vaz, Cris Barth, Bibo Nunes entre outros… A programação é exibida em Porto Alegre, região metropolitana e litoral. Não conversei com meus amigos que mantém programas no 20, mas fontes do mercado indicam que alguns já estão se mexendo para conseguir espaço nas grades da TV Urbana, Poa TV ou nas emissoras que algumas “alugam horários”.

Uma opção estudada pelos executivos da NET é repassar o canal para interessados em operá-lo. Essa alternativa eu diria é forte. Tem gente garantindo que negociações já estão bem adiantadas e os futuros gestores podem anunciar o fechamento do negócio até sexta-feira.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo