Eleições 2020

BASTIDORES. Recorde de abstenções, a invasão dos Vargas, Sergio Cechin e a decepção no petismo

Mais de 58,8 mil santa-marienses (28,82%) não compareceram às urnas

Números finais do pleito realizado neste domingo (15), em Santa Maria. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

O pleito de domingo (15) confirmou o alto índice de abstenções previsto, sobretudo, devido ao temor em relação à pandemia de covid-19. Compareceram às urnas 145.406 (71,8%) santa-marienses e faltaram 58.876 eleitores (28,82%).

Em nível de comparação, no primeiro turno de 2016, foram 42.409 abstenções (20,89%). No segundo turno daquele ano, foram 45.062 eleitores ausentes (22,19%).

4x Vargas
O “varguismo” seguirá mais forte do que nunca no Legislativo de Santa Maria. Três parlamentares que possuem Vargas no sobrenome se reelegeram no domingo (15): Alexandre Vargas (Republicanos), Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e João Ricardo Vargas (PP). Em 2021, se juntará ao trio o vereador eleito Getúlio de Vargas (Republicanos).

Cechin
O segundo turno ainda nem começou, mas o candidato a prefeito Sergio Cechin (PP) já tem, pelo menos, mais um voto garantido para o pleito de 29 de novembro. O deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo), que votou em Evandro Behr (Cidadania), no primeiro turno, vai declarar o voto para o progressista. O anúncio deverá ocorrer ainda esta semana.

PT
O PT não conseguiu chegar ao segundo turno com Luciano Guerra e, para completar, a legenda teve uma inesperada derrota no Legislativo. Era dado como certo o retorno de Helen Cabral ao Parlamento, porém ela ficou como primeira suplente, com 1.511 votos. No Facebook, a militância postou inúmeras mensagens de apoio à petista.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Arredondando uns 38% de aumento na abstenção.
    No primeiro turno de 2016 Valdeci teve 43 mil votos no primeiro turno. Em 2012 Helen teve 37 mil votos, se houvesse segundo turno teria perdido no primeiro, mesmo com Pimenta buscando a travessia urbana em BSB. Em 2020 Guerra teve 31 mil votos. Resumo da ópera é simples, candidatos fracos não tem transferência de voto que ajude. Ah! Podem ficar com toda ‘dignidade’ que quiserem, não ficando com mandatos para mim serve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo