ELEIÇÕES 2010 (2). Tendência é tucanos lançarem em janeiro a candidatura de Serra

Aparentemente, o PSDB nacional começa a se entender. É o que se presume, ao menos. Aécio Neves, que ainda não teria desistido de concorrer à Presidência, e quer uma definição ainda este ano, já aceitaria que a decisão fosse tomada em janeiro – ao contrário de José Serra, que gostaria que tudo fosse acordado em março, o que, como candidato, lhe é mais conveniente.
Os apoiadores ligados ao governador paulista, aliás, juram que não há o risco de uma desistência, com o andar da carruagem – o que seria o enterro da possibilidade de vitória. Sobre tudo isso, vale a pena conferir o artigo escrito pelo repórter especial da Folha de São Paulo, Valdo Cruz. A foto (de arquivo) é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. Acompanhe:
“Quando janeiro chegar
Enquanto o governador José Serra (PSDB-SP) segue empurrando com a barriga, até quando puder, sua definição sobre seu futuro político em 2010, a cúpula do tucunato começa a se mexer para que tudo seja resolvido em janeiro do próximo ano. A cúpula partidária não deseja passar a imagem de que cedeu ao ultimato do governador Aécio Neves (PSDB-MG), mas também não quer esperar tanto tempo pela decisão de Serra. O paulista prefere aguardar até março.
Reservadamente, Aécio Neves já confidenciou a integrantes da direção tucana que aceita a data. O governador mineiro havia exigido uma definição do partido até dezembro sobre a escolha do candidato do PSDB à Presidência da República. Agora, diz que pode esperar mais um mês. Não faria muita diferença. Além dessa data, porém, ele considera que não dá. Aí, lança sua candidatura ao Senado por Minas.
Óbvio que tudo isso não deve ser comprado pelo valor de face. O governador mineiro avalia que, para ter chances reais de disputar a eleição presidencial, precisaria começar já no início de 2010 uma busca de alianças com partidos hoje na base aliada de Lula e intensificar suas viagens para elevar seu grau de conhecimento junto ao eleitorado. Agora, se Serra vier a desistir, o que nas circunstâncias atuais é pouco provável, o tucano mineiro com certeza iria para o “sacrifício”. Ele tem tempo suficiente para perder uma eleição e se cacifar para a próxima…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras análises produzidas pelo repórter especial Valdo Cruz, na seção “Pensata”, da versão online da Folha de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.