ELEIÇÕES 2010. Lula e o governo querem o plebiscito. E Serra se encaixa bem na idéia
As lideranças do PSDB me confundem. Quando imagino que a dúvida é apenas entre José Serra e Aécio Neves (muito mais pela insistência deste do que por possibilidade real), vem o presidente nacional da sigla, o pernambucano Sérgio Guerra, e diz que Lula prefere Serra. Sim, isso já se sabe – afinal, até porque ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso, mas não apenas por isso, o governador paulista é o que melhor encaixa na idéia de uma disputa plebiscitária, a preferida do governo e de sua candidata, Dilma Rousseff.

Mas, e Guerra? Além de dizer o óbvio, o que ele próprio pensa? É Serra? Ou Aécio? O homem deu uma entrevista a Sérgio Navarro, da Folha de São Paulo, em que lembra muito um ex-governador gaúcho que, perguntado sobre sua posição acerca de determinado assunto, saiu-se com a pérola: “não sou a favor nem contra A, muito antes pelo contrário”.
E aí, leia você mesmo o conteúdo do que disse o principal dirigente tucano ao jornalão paulista e, se conseguir, tire sua própria conclusão. Afinal, qual o candidato preferido de Sérgio Guerra, além da declaração sobre a opção (que até as pedras conhecem) do presidente Lula? A foto é de José Cruz, da Agência Brasil. A seguir:
“Lula quer confronto com Serra, diz presidente nacional do PSDB
Na semana em que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, deu um ultimato para que o PSDB defina até dezembro seu candidato à sucessão de Lula, o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra, diz que “um em cada três brasileiros já decidiu votar em [José] Serra“. “O próprio Lula quer estabelecer logo esse confronto.”
O trunfo de Aécio seria, segundo Guerra, ter maior “capacidade de aglutinação” e a preferência de “setores que hoje não estão na aliança” tucana. Apesar de dizer que “os dois vão se entender”, Guerra admite que também tem pressa: “O nosso tempo é urgente”. Leia trechos da entrevista à Folha.
Folha – Há duas semanas o PSDB enfrenta desgaste, bombardeado por aliados. É uma candidatura que já começa em crise?
Sérgio Guerra – Crise e racha são muito utilizados para se falar sobre o PSDB. Enfrentamos dificuldades, situações que se repetem em diversos partidos. Muitas vezes, nós mesmos damos consistência à tendência de crise. Não estamos no governo, somos um partido sem dono. Mas esse partido que vive em crise é fantasia.
Folha – O governador Aécio Neves não deu ultimato ao partido?
Guerra – O presidente do DEM [Rodrigo Maia] disse que o PSDB deveria abreviar a escolha. Todos os militantes de PSDB, DEM, PPS e os que temos no PMDB assistem à exposição diária da candidatura do governo com dinheiro público, então é natural que a nossa gente queira o time escalado logo. O que o Rodrigo falou deve ser entendido como opinião.
Folha – Deixar a decisão para o ano que vem, como quer o governador José Serra, não é tarde?
Guerra – O Serra é considerado pelo governo seu principal adversário. Isso é explicável pelos índices da opinião pública e de intenção de voto. Ele governa um Estado como São Paulo, é um líder. Um em cada três brasileiros já decidiu votar nele para presidente, deseja votar nele. O próprio Lula provoca ele…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.