ELEIÇÕES 2010. O grande problema carioca dos tucanos. E o paulista do petismo
A questão é simples: os principais candidatos a Presidente da República em 2010 estão naquela fase em que duas situações precisam ser resolvidas. Uma é a adesão do maior número possível de partidos, capazes de oferecer confortável espaço no trololó eletrônico. Um bom tempo de rádio e televisão pode fazer a diferença.

O outro é a tal montagem dos palanques, quanto mais fortes possível, nas províncias. E aí, curiosamente, há problemas de bom tamanho tanto para o PT de Dilma Rousseff quanto para o PSDB de José Serra (presumível candidato de oposição). O petismo está sem cara em São Paulo. E o tucanato no Rio de Janeiro. E nenhum dos dois, creia, é pequeno.
A propósito disso, quem escreve, com uma análise que, penso, é bastante consistente, é o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Vale a pena conferir. As fotos são de Elza Fiúza (Palocci) e Fabio Rodrigues Pozzebom (Gabeira), da Agência Brasil. A seguir:
“Em crise no Rio, oposição deixa Serra sem palanque
O senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, desembarca nesta quarta (4) no Rio de Janeiro. Vai cuidar de um infortúnio que assedia a candidatura presidencial de José Serra no terceiro maior colégio eleitoral do país: a falta de

palanque. A oposição planejara fazer de Fernando Gabeira (PV) o seu candidato ao governo do Rio. Iria às urnas com o apoio do PSDB, do DEM e do PPS…
…O tucanato fluminense vive um pesadelo semelhante ao drama que atormenta o petismo paulista. Em São Paulo, o petista mais bem-posto,
Antonio Palocci, amealha escassos 5% nas pesquisas. Para prover um palanque para sua candidata, Dilma Rousseff, Lula sonha empurrar Ciro Gomes (PSB) da arena nacional para a estadual.
O caso do PSDB no Rio é mais grave. Não há, por ora, uma alternativa a Gabeira. A oposição jogara todas as suas fichas no deputado verde…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos produzidos e/ou comentados por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.