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FERROSUL. Avança, em nível de parlamentos, a proposta para novo ramal ferroviário

Reunião de Florianópolis, ao qual compareceu Pavan,  consolidou o pensamento dos parlamentos do Sul
Reunião de Florianópolis, ao qual compareceu Pavan, consolidou o pensamento dos parlamentos do Sul

Tenho minhas dúvidas pessoais, acerca da viabilidade da construção de um novo ramal ferroviário. Mas são muito mais decorrentes da visão que, aparentemente, vigora em quem tem poder de decisão sobre as questões econômicas,do que propriamente uma convicção. Ao contrário, como já escrevi aqui (inclusive por minha descendência direta da família ferroviária), sou totalmente favorável ao robustecimento do trem como meio de transporte.

Dito isto, é interessante saber que os Poderes se encontram mobilizados em torno da Ferrosul, que poderia unir todos os estados do Sul do Brasil. Vale para o Executivo (a governadora Yeda Crusius já se manifestou a respeito) e também ao Legislativo. A propósito,vale a pena conferir o material distribuído pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa, acerca de encontro ocorrido em Florianópolis, na noite de quinta-feira. O texto é de Stela Pastore, com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

Carta da presidência foi assinada pelos quatro parlamentos presentes na reunião em  Florianópolis.

A proposta levada pelo presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Ivar Pavan (PT), de um novo ramal ferroviário para conectar toda a região Sul foi aprovada por todos os integrantes do Parlamento do Sul (Parlasul), órgão que agrega os legislativos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A carta de intenções foi assinada pelos presidentes dos parlamentos dos quatro estados durante encontro nesta quinta-feira à noite (5), em Florianópolis.

Estudo do traçado férreo, criação de uma empresa pública comum, busca de recursos orçamentários públicos e interligação do novo ramal com o Porto de Rio Grande constam do documento apresentado por Pavan para viabilizar esta ferrovia que liga as regiões à malha da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste).

O presidente do Parlasul Maurício Picarelli (PMDB/MS), reforçou que o assunto será uma das principais questões na reunião do Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul), marcada para 18 de novembro em Campo Grande.
“O rápido envolvimento do RS nessa pauta agilizou o processo de maturação da proposta e integra-se às mobilizações dos outros estados do Sul”, afirmou o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.

Ação conjunta para uma obra estratégica
Ivar Pavan afirmou que a assinatura da proposta gaúcha é mais um importante passo para buscar a concretização desta obra que interessa a toda a sociedade. “Vamos trabalhar juntos para reativar a malha ferroviária pública e fazer a integração com os portos. Melhorar a infraestrutura de transporte é essencial para promover desenvolvimento de forma sustentável. Estamos empenhados na sua viabilidade”, destaca Pavan. Os produtores de grãos são os que mais tem a ganhar com o transporte férreo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

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Um Comentário

  1. viva a ferrovia, até que enfim estão pensando em coisa que se preste! olhem bem a logística que irá proporcionar para o estado se interligar aos polos de sc e pr e usar os portos de lá. é frango, é carne ,é soja tudo se escoa e aumenta o faturamento! rodovia é coisa do passado!

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