Eleições 2010Partidos

GRE-NAL. Democratas X Republicados. Essa é a divisão do eleitorado brasileiro?

Dilma e Lula: Partido Democrata? É? Então, tá!
Dilma e Lula: Partido Democrata? É? Então, tá!

A tese não chega a ser exatamente original. Inclusive porque respaldada pelos fatos disponíveis. De um lado, o PT (leia-se, governo) e seus aliados. O principal deles, ainda que de forma institucional – ninguém acredita em adesão total, sequer talvez majoritária – é o PMDB. E há outros, periféricos do ponto de vista nacional, que também participarão do consórcio. De outro, a oposição tucana, aliada com o seu parceiro histórico, o DEM.

O que há de novo, e por isso tomo a iniciativa de trazê-la ao leitor deste sítio, é essa história de comparar (mal ou bem?) o processo brasileiro com o ianque. E, sobretudo, destacar o papel “bicanoísta” do peemedebismo. O autor da idéia, que a transpôs em artigo, é Rudolfo Lago, editor executivo do sítio especializado Congresso em Foco. A foto é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. Confira e tire tua própria conclusão:

PMDB e PT: tudo a ver?

… No fim de semana, ao votar nas eleições do PT, o presidente Lula reclamou do comportamento dos seus aliados. Deixou claro não entender por que eles demonstram tanta dificuldade de se aglutinar logo em torno da candidatura de Dilma Rousseff. E criticou a hipótese de ela, em vários estados, não vir a ser capaz de ter palanques únicos dos aliados em torno da sua candidatura. Lula tem mesmo as suas razões para se queixar. Seu plano de poder é muito bom. E por que ele enfrenta dificuldades? Porque, como diz o outro, a teoria na prática é outra.
Se o plano do presidente Lula para a sua sucessão em 2010 der certo, estaremos destinados a assistir, em cada eleição presidencial daqui para a frente, a um eterno Fla x Flu político. De um lado, para sempre, o já consolidado bloco PSDB/DEM. De outro, o bloco de poder que Lula trabalha para construir, unindo especialmente o PT e o PMDB. Viveremos, na prática, algo parecido com o que acontece nos Estados Unidos: uma disputa entre duas forças bem semelhantes na essência, com diferenças nas suas nuances.

A ala tucano/democrata é o nosso Partido Republicano – o DEM, principalmente, cuidando para que seja mais conservadora. E a turma petista/peemedebista virando, então, o nosso Partido Democrata, com o PT garantindo a coloração mais esquerdista. De vez em quando, aparecem lá pelas terras do Tio Sam alguns aventureiros, que às vezes até conseguem algum espaço na mídia, lançando candidaturas para tentar furar o bloqueio da dupla Republicanos e Democratas. Mas sempre viram meros figurantes na disputa. Caso Lula consiga mesmo consolidar o bloco de poder entre o PT e o PMDB, uma vez que PSDB e DEM já estão destinados a andar juntos, vai ser muito difícil alguém de fora dessas duas alas entrar para valer numa refrega presidencial…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outros artigos e reportagens publicados pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo