AssembleiaEconomia

JÁ DEFINIDO. Produtores gaúchos de álcool e etanol terão benefícios de ICMS

Muito debate, mas pouca controvérsia, nas votações desta terça, no parlamento gaúcho
Muito debate, mas pouca controvérsia, nas votações desta terça, no parlamento gaúcho

Empresas produtoras de etanol, álcool neutro e álcool combustível sediadas no Rio Grande do Sul estão ampliando seus parques industriais. Esse foi um dos argumentos apostos à justificativa do Governo do Estado, para conceder a elas (e a todas as outras, do mesmo ramo) benefícios de redução de ICMS.

A idéia, constante em projeto de lei, foi aceita pela unanimidade dos deputados e a Assembléia Legislativa a tornou lei na tarde desta terça-feira. Para saber mais detalhes, e também das outras propostas apreciadas pelos parlamentares, acompanhe reportagem distribuída pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Michele Limeira, com foto de Walter Fagundes. A seguir:

Deputados aprovam diferenças no ICMS para empresas produtoras de etanol e álcool

Uma tarde de plenário lotado marcou a sessão plenária desta terça-feira (3). No início da ordem do dia, 51 deputados registravam seus votos às matérias em pauta na sessão. Os parlamentares foram favoráveis a seis proposições, dentre elas cinco projetos de lei e um projeto de resolução, todas dispensadas de publicação e com redação final aprovadas. Benefícios do ICMS a empresas produtoras de etanol, de álcool neutro e de álcool combustível foram aprovados por unanimidade através do Projeto de Lei 185/2009, do Poder Executivo.

A matéria modifica a Lei nº 8.820, de 27 de janeiro de 1989, que instituiu o ICMS. A alteração diferencia o pagamento do imposto nas operações efetuadas por empresa contratada sob a modalidade “Engineering, Procurement and Construction – EPC”, nas saídas de máquinas e equipamentos industriais destinados ao ativo permanente de empresas produtoras de biodiesel, de álcool neutro e de álcool combustível que tenham firmado Termo de Acordo com o Estado.

A proposta atende demanda das empresas BSBIOS, instalada em Passo Fundo, e NOROBIOS (em instalação no município de São Luiz Gonzaga). De acordo com a justificativa do projeto, as empresas se encontram em processo de expansão de seus parques industriais. O Executivo argumenta ainda que o PL corrige uma lacuna existente na legislação do ICMS.

Também foram aprovadas alterações nas leis que tratam da comercialização de áreas industriais. Os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 181/2009, do Poder Executivo, que altera o artigo 3º da Lei nº 10.793, de 30 de maio de 1996, e…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo