OBAMA. O esforço de Marina e do PV para ser mais que uma curiosidade em 2010
Com um cenário claramente polarizado entre a candidata do governo, Dilma Rousseff (PT), e o da oposição, muito provavelmente José Serra (PSDB), o que resta aos demais contendores? Tentar se diferenciar de alguma maneira, pois o simples discurso (por melhor que seja) dificilmente terá apelo eleitoral.
Marina Silva, não obstante a, digamos, complexidade do Partido Verde que a abrigou, está em busca desse fato novo. A pergunta é: será que imitar a campanha do presidente norte-americano Barach Obama será suficiente? E o que é isso, mesmo? Saiba mais lendo a reportagem publicada no sítio especializado Congresso em Foco. O texto é de Renata Camargo, com foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:
“PV usará internet para alavancar Marina…
…O PV se prepara para lançar nesta semana uma ferramenta cibernética que pretende dar um boom na campanha da senadora Marina Silva à Presidência da República. O partido deve colocar no ar no sábado dia 28 um canal de doações de campanha pela internet, no qual os eleitores poderão contribuir financeiramente com a campanha da ex-ministra do Meio Ambiente. Essa foi a principal ferramenta usada pelo presidente Barak Obama na eleição nos Estados Unidos. Pela internet, Obama recolheu nada menos que cerca de US$ 500 milhões, sendo que a média de cada doação individual não passou de US$ 100.
Será a primeira vez que uma campanha para presidente no Brasil utilizará tal artifício. Antes do texto da reforma eleitoral ser aprovado no Congresso em setembro deste ano, o uso dessa ferramenta não era permitido (veja o que muda). Agora, com a estratégia, o PV pretende tirar do patamar ‘plebiscitário’ – como adversários e membros do próprio partido têm rotulado – a pré-campanha de Marina Silva à sucessão de Lula…
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SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.
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