Arquivo

Agronegócio. Governadora lança programa de técnicas de irrigação. Alvo é o produtor florestal

Foi dia de solenidade, esta terça-feira, no Palácio Piratini. Com a presença de lideranças do agronegócio e do setor primário em geral, a governadora Yeda Crusius assinou os termos de cooperação técnica entre o Estado e as principais empresas florestais. Objetivo: intensificar o uso de técnicas de irrigação.

 

Trata-se, no caso, do Propar. O que é o programa e mais sobre o ato solene você sabe através do material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Governo do Estado. A foto é de Mauro Mattos. Acompanhe:


”Yeda lança programa de técnicas de irrigação a pequenos e médios produtores florestais

 

A governadora Yeda Crusius lançou, nesta terça-feira (13), o Programa de Parcerias pelo Desenvolvimento de Sistemas Agrossilvipastoris Irrigados (Propar) no Rio Grande do Sul, visando à melhoria na produtividade e ao aumento da competitividade do agronegócio gaúcho. Em solenidade no Palácio Piratini, foram assinados termos de cooperação técnica entre o Estado e as principais empresas florestais a fim de intensificar o uso e a difusão de técnicas de irrigação e usos múltiplos da água na cadeia produtiva da base florestal.

“Trata-se de uma ação prática, concreta, que permite aos pequenos e médios produtores o acesso à tecnologia da irrigação”, afirmou a governadora. “É tornar possível, aos pequenos, terem a segurança de que eles são capazes de introduzir a irrigação como uma técnica de produção própria ao seu tamanho de propriedade”, avaliou Yeda Crusius, que adiantou ainda que o Propar integra o projeto Irrigação é a Solução, um dos 12 Programas Estruturantes do governo do Estado que serão anunciados nesta semana.

Yeda Crusius e o secretário extraordinário da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto firmaram acordo com a Aracruz, Stora Enzo e a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor). Por meio da parceria, as empresas se comprometem com o desenvolvimento de pesquisas e orientação técnica, além do provimento e divulgação de insumos e tecnologias. Ao Governo do Estado, segundo o secretário Rogério Porto, cabe a capacitação de agentes econômicos e sociais como multiplicadores das práticas desenvolvidas, através de entidades como a Emater e a Fepagro, e suporte científico à implantação de unidades demonstrativas e difusão de sistemas agrossilvipastoris com a inclusão de técnicas de irrigação e usos múltiplos da água.

Rogério Porto destacou os benefícios do programa para todo o Estado, com efeitos significativos na recuperação socioeconômica da Metade Sul. “Há um tipo de solo nesta região, muito poroso, que em condições naturais exige que a planta lance raízes muito profundas. Através de uma irrigação superficial complementar, ela tem um rendimento de 30% a 35% maior, encurtando o ciclo vegetativo da floresta para corte”, afirmou.

Durante o lançamento do programa, os representantes das empresas florestais elogiaram a governadora pela concepção do programa, “um estruturante da base florestal”, comprometendo-se com o maior empenho possível para seu sucesso.

A cerimônia contou com a presença de secretários de Estado, membros de entidades de classe ligadas a silvicultura, representantes do Tribunal de Justiça e da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e dos prefeitos de Piratini, Caçapava do Sul, Guaíba e Pinhal, entre outras autoridades.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo