Artigos

Saúde em Santa Maria. Estamos na UTI? – Carlos Costabeber

Santa Maria já foi uma referência em Medicina em passado recente. Para cá demandavam pacientes de todo o Estado e de Santa Catarina (palavras do Provedor do Caridade, Walter Jobim, na inauguração da Policlinica).

Por fatores que não cabem mais citar, perdemos esse posto para uma cidade com menor expressão na área: Passo Fundo, imaginem!!!

Agora, passamos a vivenciar uma nova realidade, que nos possibilitará recuperar o espaço e a qualidade perdidos. Investimentos milionários estão sendo feitos para que a cidade tenha, em pouco tempo, uma estrutura para o atendimento da saúde como jamais visto.

Mas, apesar que tudo de bom que está sendo feito, parece mentira, ficamos surpresos ao ver que ainda existe muita incompetência, burocracia em excesso e desperdício de dinheiro público. Por exemplo:

(1) UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Nessa semana o próprio Ministro da Saúde esteve visitando a obra e prometendo que estará funcionando em 60 dias.

Mas, vejam só: a obra já está pronta e entregue desde o ano passado. Por que não está funcionado? Afinal, está programada para realizar 600 atendimentos diários!!!!

Só que a UPA já consumiu mais de 3 milhões de reais, e deve chegar aos 4 milhões até o seu funcionamento. E foi construída numa cota de implantação, que está abaixo do piso da Casa de Saúde.

Problema n° 1: Desnível – Há necessidade de instalar elevadores para levar os pacientes da UPA até a Casa de saúde, em casos de internação, pelo grande desnível existente entre os dois prédios.

Além disso, quando chove, água e terra escorrem para dentro da UPA, pela falta de um muro de contenção. É impressionante!!!

Problema n° 2: não dispõe de energia elétrica, ainda. Então, por que não foi instalada a energia até hoje???

Sem falar nas árvores centenárias que foram derrubadas para fazer a edificação.

(2) AMBULÂMCIAS DO SAMU, que só foram liberadas nessa semana, após mais de ano paradas pela burocracia. Isso que ainda falta resolver o destino dos pacientes que serão transportados por essas unidades móveis.

Esses dois exemplos bem recentes deixam a comunidade de Santa Maria ainda mais angustiada, com o que poderá acontecer com o HOSPITAL REGIONAL. Desconfio que obra não será concluída dentro do prazo, e de que, pior, não conseguirá abrir as suas portas ao público tão cedo, pelas mesmas razões que atrapalharam a vida da UPA e do SAMU.

Temo pelo Hospital Regional!!!! É uma baita obra, mas que, digamos, “não tem dono”! Todos “apitam”: governo federal, estadual e o município, prejudicando a fiscalização da obra e a implantação dos equipamentos necessários ao seu funcionamento.

E mais: quem administrará o novo Regional? Quando e como será a seleção de pessoal? Como serão treinados? Quem será responsável pela sua manutenção?

Esse artigo tem a intenção de provocar os responsáveis pela saúde na cidade, uma vez que é um tema por demais complexo e preocupante,

Medidas urgentes têm de ser tomadas, antes que a situação se agrave.

Como conselheiro da nova Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (que será oficialmente instalada nessa segunda,23), pretendo me manifestar pela criação da Fórum Temático da Saúde.

Afinal, a gestão pública da saúde está pedindo socorro!!!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. pra que hospital regional se a casa de saúde e o hospital universitário existem e estão sucateados? não seria este hospital regional um elefante branco já quebrado?

  2. uma vez perguntei a um vice-prefeito o pq não exigir que os médicos que batem cartão na prefa, façam suas 8horinhas contratuais e não as 1uma que fazem as duras penas? ele me respondeu que tooodos pediriam demissao; a prefa paga mal e eles trabalham proporcionalmente ao pago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo