ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. UFSM e a hora da onça beber água

Luneta

Está chegando a hora de ver quem tem farinha no saco para vender. E os compradores são milhares de estudantes, técnico-administrativos e docentes da UFSM.

Em Santa Maria, e nos campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Silveira Martins, eles irão às urnas, terça e quarta, para escolher o futuro reitor da UFSM.

Pela ordem de inscrição, com seus respectivos vices, concorrem Paulo Burmann, Felipe Muller e Eduardo Rizzatti – e eles fazem campanha até à véspera do pleito.

O colunista conversou com simpatizantes e observadores do pleito. E, para fora da paixão eventual por alguma das propostas, há uma opinião com jeito de consensual.

Qual? As duas chapas maiores vão disputar, efetivamente. Isto é, têm chances de vencer. E a definição (dado o voto paritário) se dará entre servidores e docentes.

Também não se descarta, é opinião mais ou menos generalizada, nesse último instante da campanha, a busca do chamado “voto útil”. Só não se sabe “útil” pra quem.

O PMDB apostava muito em Maria de Lourdes Castro. A tinha até como um nome capaz de representar o governismo, na sucessão de 2016. Apostava.

Com a derrocada da CPI da Kiss, independente do resultado, ninguém duvida que o desgaste da edil é definitivo. Pelo menos para vôo mais alto.

Assim, crescem as apostas, se não houver novidade até lá (inclusive do ponto de vista jurídico) em torno do eterno reclamão (mas cheio de votos) João Carlos Maciel.

Aliás, a CPI (mas não apenas ela, senão que também o seu entorno, inclusive fora do Legislativo) está em vias de se transformar em cemitério de carreiras políticas.

A crise na base governista talvez não consiga se resolver, mesmo com CCs no Executivo. Sim, já há gente supondo que pular do barco pode ser mais prudente.

Curiosidade claudemiriana: como será 2014? Afinal, há muitos que estão juntos hoje e estarão separados no próximo ano. E vice-versa. A conferir.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ééééé… os voos mais altos ultimamente têm dado com os burros n’água. São voos cegos, voos de ícaro, utópicos, meramente ideológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo