DestaqueRegião

CACHOEIRA DO SUL. Defesa Civil municipal enviará mensagens de alertas e nível do Jacuí pelo Whats

Será usada ferramenta de Lista de Transmissões para envio de informações

Por Patricia Miranda / Prefeitura de Cachoeira do Sul

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Defesa Civil, lança através do WhatsApp um canal de comunicação para a população receber informações sobre alertas de risco para eventos adversos e nível do Rio Jacuí no Município.

A comunicação é uma das principais ferramentas de prevenção e preparação de comunidades no enfrentamento a eventos adversos e fundamental para melhorar a eficiência das equipes de respostas. O Programa Cachoeira do Sul Resiliente, criado pelo prefeito José Otávio Germano, tem a comunicação como um de seus pilares na estruturação da segurança e proteção da comunidade: “3. Ações de comunicação e interação: Para a redução dos riscos e preparação para o enfrentamento dos desastres é fundamental a participação da comunidade, a compreensão do tema Proteção e Defesa Civil e a implantação de canais de comunicação”.

Esta ação atende a meta 3.5. do programa que é a criação de grupo via rede WhatsApp para emissão de alertas e informações de risco de Defesa Civil para Cachoeira do Sul e específico para diferentes áreas de risco do Município. A Defesa Civil utilizará a ferramenta de Lista de Transmissões para envio dos alertas.

Cachoeira do Sul está na lista dos municípios brasileiros com a maior recorrência de desastres naturais e entre os municípios gaúchos mais afetados por inundações. Junto com os alertas, a Defesa Civil enviará cuidados e ações preventivas que o cidadão deve adotar, bem como orientações, informações e contatos em casos de emergências.

Para participar o cidadão deve enviar uma mensagem para o WhatsApp para (51) 995358310 com a mensagem ALERTA ou RIO JACUÍ, com seu nome completo, bairro ou localidade em que reside e um operador de Defesa Civil fará o seu cadastro. Ao enviar a palavra ALERTA o cidadão receberá as informações dos alertas para o Município, ao enviar a palavra Rio Jacuí receberá informações do nível do Rio Jacuí tendo como referência a Ponte do Fandango, a informação será enviada em caso de grave alteração do nível que possa ensejar uma situação de risco, cota abaixo de 16m ou acima de 19m.

Passo a passo para cadastro:

1. Adicione em seus contatos o número (51) 995358310 como Defesa Civil Cachoeira do Sul.

2. Envie uma mensagem de WhatsApp com a mensagem ALERTA, seu nome completo, Bairro ou Localidade para se cadastrar para receber os alertas.

3. Envie uma mensagem de WhatsApp com a mensagem RIO JACUÍ, seu nome completo, Bairro ou Localidade para se cadastrar para receber informações do Rio Jacuí.

4. Você receberá uma mensagem de um operador da Defesa Civil com as orientações, instruções e confirmação de seu Cadastro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo