Câmara de VereadoresClaudemir PereiraJornalismoPrefeitura

EDITORIAL. Este sítio apóia a criação da “taxa da luz”. E explica por quê

Não chega a ser uma novidade. Isso já foi escrito outras vezes, aqui neste espaço. Mas, inclusive pela solenidade da hora, é importante deixar muito claro aos leitores – respeitando a opinião deles e abrindo espaço, sempre, para o contraditório. O sítio, tanto quanto há três anos (quando apresentado pelo ex-prefeito Valdeci Oliveira), é favorável à criação da Contribuição para a Iluminação Pública (CIP), a aqui chamada “taxa da luz”.

Acredita que se trata do único jeito de qualificar (inclusive com acréscimo significativo de recursos) a iluminação pública, um direito de todos os cidadãos – no campo, na periferia e no centro de Santa Maria. E, de inhapa, proporciona uma gordura orçamentária (R$ 225 mil mensais, hoje gastos no serviço) capaz de resolver um problema de 30 anos: a dívida com a concessionária de energia.

De outro lado, este (nem sempre) humilde editor deplora o fato de alguns vereadores (inclusive um que está em cargo executivo) terem mudado de idéia sem uma razão plausível – exceto o fato de ser governo, agora. Nada republicano, portanto. Afinal, a situação poderia estar resolvida há pelo menos três anos. E a única coisa que se conseguiu, com a medida protelatória, foi aumentar o problema e, também, a dívida.

Acrescente-se, ainda, que, com a aprovação, se cria uma responsabilidade imediata para a administração liderada pelo prefeito Cezar Schirmer: melhorar e aumentar a iluminação pública. Afinal, se estará colocando nos cofres públicos, mensalmente, quase o dobro do que hoje é dispensado com o serviço. E aqui, sem nenhum constrangimento, isso será cobrado. Haverá de ter uma lâmpada, no mínimo, em qualquer canto de Santa Maria – para que a promessa de mais segurança (outro argumento usado pelo governo da comuna, ao propor a CIP) seja alcançada pela população.

A votação acontece na tarde desta terça-feira. E a cobrança dentro de 90 dias. Aí, bem, aí a conversa será outra. Aguardemos!

EM TEMPO: este apoio está condicionado à redução dos valores a serem cobrados, de acordo com a proposta feita ontem, pela Comissão Especial que deliberou a respeito, no Legislativo.

EM TEMPO (2): modéstia ás favas, este sítio proporcionou nesta segunda-feira, graças à análise feita por Márcio Silva Dutra, com exclusividade, a possibilidade de saber exatamente quanto (e quem paga) monta todas as propostas colocadas em discussão na comunidade. E fico muito feliz com isso, pode estar certo, caro leitor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Prezado Claudemir, digo que sou contra a cip – qualquer cip – porque não fazem uma contribuição facultativa em que pagariam os vereadores da base, os jornalistas que deram uma força e os eleitores satisfeitos de Schirmer? É muito fácil e cômodo ser a favor de uma taxa quando esta será cobrada de todos. Por hombridade os favoráveis deveriam pagar a conta dos contrários. Este é um péssimo jeito de governar, como atrair empresas com mais impostos? não será fácil cumprir as promessas

  2. Boa Tarde Sr. Claudemir
    Em primeiro lugar gostaria de manifestar meu apreço pelo seu trabalho a qual acompanho. Como todos temos opiniões, o que vale ressaltar, que infelizmente os políticos não merecem nossa confiança. Falo de todos, não estou aqui colocando partido A, B ou C. O que está acontecendo com nossos governantes é que sempre, de alguma maneira ou outra (isso há décadas) acabam cobrando da população seus erros de administração e incompetencia. Já temos uma das maiores cargas tributárias do mundo. Fato comprovado. O tal ICM´S da luz é um aburdo, sendo nossas tarifas uma das mais caras do mundo também (Sei que é estadual, mas de que importa, sai do nosso bolso igual). É criaação de novos impostos sempre. O tal CPMF era para saúde. O IPVA para estradas. O IPTU pra quê mesmo?….rsrs…. E esses tais 25% do icm´s. Mas claro a prefeitura precisa também dar uma mordidinha em nosso bolsos. O que vejo é sempre aquela mesma ladainha. Promessas de campanhas que não são cumpridas. Já se vão 12 meses do Sr. Schirmer. Empregos…. Mudança drástica no sentido economico da cidade, com indústrias, etc, etc…. Mas como anteriormente alguns comentários, são promessas de campanha. E o povo? Hehehe… esquece rápido, pois na próxima eleição estão todos por aí de novo, soltos… E acabamos elegendo-os novamente. Dizem por aí que é o povo tem o governante que merece. Penso diferente. O povo não tem escolha, dentre os piores, infelizmente temos que eleger o melhorzinho da turma… QUE PAÍS É ESSE?

  3. Prezado Claudemir,…é uma questão de PRINCÍPIOS,…de COERÊNCIA,…apesar de ter uma opinião diversa da tua com relação a CIP,…respeito tua posição;…assim como respeito o vereador Werner Rempel que sempre foi favorável a CIP,…questão de COERÊNCIA repito. Abraço!

  4. Claudemir: Apesar da minha posição sobre esta malfadada “taxinha da Luz” (CIP) ser,…digo,…sou (sempre fui) totalmente CONTRÁRIO a esta taxa,…te RESPEITO pela tua COERÊNCIA (eu sei que você sempre foi a FAVOR, afinal acompanho teu site pelo menos desde 2006, rsrs),…mas acredito que a discução aqui não seja de quem é a FAVOR ou CONTRA a CIP, mas sim a de quem era “Contra” na legislatura passada, e que hoje (por interesses pessoais e “carguistas”) se colocam a “Favor”!

  5. Caro Claudemir!
    Saudações!
    Fui contra antes e sou contra agora.
    Já pensou se a Corsan instituisse uma “contribuição”´para o conserto e a troca de toda a tubulação vencida instalada em todas as cidades gaúchas? E depois viria a Petrobrás, o DAER, DNIT e todas as as estatais. Seria uma maravilha.
    Independente dessa bricadeira de mau gosto, pergunto se é possível tu publicares aqui mesmo no teu sítio ou no teu espaço de A Razão, um comparativo da CIP do Valdeci com a do Schirmer? Creio que seria interessante para sabermos qual a mais nociva para o bolso do consumidor.
    Independente do sim ou do não, recebe o meu abraço e o desejo de um 2010 com muita saúde e sucesso nas tuas atuais e novas empreitadas.
    Jader Hoffmeister
    [email protected] (NOTA DO EDITOR: quem pode ajudar nessa tarefa proposta pelo Jáder? Quem tem a proposta da CIP do tempo de Valdeci Oliveira? Tenho a mesma dúvida – mas não os instrumentos para resolvê-la – do leitor)

  6. Ser contra ou a favor é do jogo. Mas ser oportunista não.
    Tem uns que fazem discurso pelo liberalismo de ser contra imposto e coisa e tal, e mudam rapidamente.
    Eu sou,por conceito, CONTRA essa taxa.(mas o que importa se sou contra ou a favor? quem decide não sou eu), de qualquer sorte, imagino que essa taxação servirá para o nada.
    O governo municipal, apoiado por um conjunto de vereadores, não tem imaginação do novo.Atuam no mesmo modelo dos tradicionais gestores. Pensei que teriam mais criatividade.
    Pena que somos todos que pagamos por isso.
    Mas, dizem os senhores do poder, que o povo esquece rápido das coisas e coisa ruim politicamente se faz no final do ano,principalmente do primeiro ano de governo, pois a esperança de um ano novo diferente faz com amenize as criticas.
    Bem, feliz ano novo a todos.

  7. Prezado Jornalista Bom Dia!!!
    Espero que o prefeito schirmer atenda esta solicitação da cacism que poderá sim ser uma importante parceira dele no endurecimento quanto a regras que busquem sempre melhor a qualidade de vida e o respeito ao cidadão.
    vou correr o risco e já parabenizar o prefeito schirmer por reativar a CPPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo