MídiaPolítica

FH ‘CORTA OS PULSOS’. Adivinha quem é o Homem do Ano para o jornal francês Le Monde?! Sim, o Cara

Em Copenhague, há uma semana, o cara do ano, segundo o Le Monde, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy
Em Copenhague, há uma semana, o cara do ano, segundo o Le Monde, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy

Antes de mais nada reproduzo as frases finais de TEXTO de Reinaldo, na página de Luiz Nassif, após verter para o português parte do editorial do Le Monde, o jornal francês mais influente do planeta: “A tradução é porca, eu sei… mas podem pedir a Fernando Henrique Cardoso que traduza o texto original… e somente depois corte os pulsos, de inveja!

Pooois é! A brincadeira é irresistível, embora seu fundo (e raso) de verdade. FHC, a grande vestal da Nação, todo emproado, falando um punhado de línguas e “mentindo” em outras, que se acha “O” brasileiro, perdeu mais uma para o “cara”. E logo no país da Sorbone, da qual o presidente sociólogo (expressão que tomo emprestada do Candinho, que convalesce da brincadeira do jogo de futebol que lhe tornou biônico o tornozelo esquerdo) foi professor. É uma ironia e tanto.

Mas o fato é que, logo na primeira vez em que resolve escolher a “personalidade” do ano, Le Monde volta seus olhos para o Sul. E escolhe… ele mesmo, Luiz Inácio Lula da Silva.

Chega de trololó. Acompanhe o fato, na reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é assinado por Giles Lapouge. A foto é de Ricardo Stuckert, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A seguir:

”Le Monde” escolhe Lula como ”personalidade do ano”

O jornal Le Monde é o melhor periódico da França. Uma referência internacional. Na véspera do Natal, parte da sua primeira página foi ocupada por uma figura sorridente, simpática, simples – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este ano, com efeito, e pela primeira vez, o Le Monde nomeou o brasileiro “personalidade do ano”, como faz na América Latina o Times.

O diretor do jornal explicou as razões. “Barack Obama? Ele merecia essa indicação no ano passado, mais do que este ano. Putin? Ou Mahmoud Ahmadinejad? Não, Le Monde pretende ser um jornal de reconstrução e de esperança. Na linha do “positivismo de Auguste Comte“, ele toma o partido dos “homens de boa vontade”.

Um retrato de Lula foi feito pelo correspondente do jornal no Brasil, Jean-Pierre Langellier. O fio condutor? O Brasil, que há tanto tempo tinha o rótulo interessante, mas deprimente de “país do futuro”, encontrou finalmente o seu futuro. “Como um gigante por muito tempo adormecido, ele acorda, se endireita, se estica, descobre os seus músculos e olha longe, para além da sua própria imensidão, para o mundo, que aspira ser um dos principais protagonistas”.

No texto, ele ressalta a espontaneidade do presidente. “Sua autoridade natural, seu carisma, seu humor despertam simpatia e respeito. Tão à vontade nas favelas quanto nas sessões de foto na primeira fila ao lado de chefes de Estado seus pares, Lula é popular aqui e lá…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER O EDITORIAL (EM FRANCÊS) DO LE MONDE, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Sr vilmar mentir para o povo brasileiro seria fácil,já nos mentiram por décadas desde á época da ditadura.Mentir para o mundo sería muinta pretenção do LULA….

  2. Sr. vilmar dizer que o LULA comprou a midia é brincar com a inteligência dos outros, claro que incomoda o tucanos com todo este prestigio do lula imagina o indice de popularidade, do presidente é um dos mais altos da história do país, afinal qual foi o maior indice que FHC atingiu?

  3. Olá sr. vilmar é um prazer ter o senhor neste site, estranho quando éra para falar do mensalão mineiro o senhor sumiu, quero dizer que o LULA É O MELHOR presidente que o brasil já teve quer comparar os 8 anos governo do FHC e do LULA não tem problema lembra quanto era o dólar, o risco brasil, a dívida com o FMI, isto é só para começar, uma perguntinha qual é a posição do secretário pozzobom e o seu partido sobre a CIP, e vamos ver se é o PT que mente.um abraço e bom ano novo.

  4. Le Monde – França, Jornal Marxista! Ano que vem tem para “o cara”… pegou tudo pronto do FHC, mudou nomes, comprou grande mídia… e pequena também… – e seus lhe acham! O PT mente e seus seguidores marxista acreditam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo