AssembleiaEstado

GALERIAS LOTADAS. Assembléia vota projetos que tratam de salários e previdência na Brigada Militar

Plenário, assim como as galerias, deverá estar bastante agitado, durante as votações
Plenário, assim como as galerias, deverá estar bastante agitado, durante as votações

Inclusive porque já trancam a pauta do parlamento gaúcho, se não forem votados, devem começar a ser apreciados nesta terça-feira os projetos que tratam de reajuste de salários (e também da previdência social) dos policiais militares gaúchos. Há um contingente bastante significativo que é contrário às propostas enviadas pelo Palácio Piratini – e que se movimentam muito, dando a entender, por exemplo, que as galerias estarão lotadas para pressionar os deputados da província.

De todo modo, a decisão sobre votar ou não os projetos se dará logo no final da manhã, quando da reunião do colégio de líderes partidários. Sobre o encontro e a possível pauta de votações na Assembléia Legislativa, acompanhe reportagem distribuída pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é de Daniela Bordinhão, com foto de Walter Fagundes. A seguir:

Plenário deve apreciar projetos de lei destinados à segurança pública

Os projetos de lei destinados à segurança pública passam a trancar a pauta de votações, a partir desta terça-feira (15), caso não sejam apreciados em plenário. As quatro matérias (Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 296/2009 e os Projetos de Lei (PLs) nº 297/2009, 298/2009 e 299/2009) que também integram o chamado Plano de Valorização do Servidor, enviado pelo Executivo, tramitam em regime de urgência. O artigo 62 da Constituição Estadual permite que a governadora solicite ao Legislativo que aprecie matérias do Poder Executivo em regime de urgência. Recebida a solicitação, a Assembleia tem trinta dias para apreciação de projetos de que trata o pedido. Não havendo deliberação sobre as matérias previstas, a pauta de votações começa a trancar, impedindo outras votações.

A Ordem do Dia das demais matérias em condições de serem apreciadas e que poderão ser votadas nesta semana será definida também na terça-feira (15), durante reunião de líderes, às 11h30, no Gabinete da Presidência.

Brigada Militar
O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 296/2009, dispõe sobre a contribuição previdenciária dos militares estaduais. De acordo com o artigo 1° do PLC, a contribuição previdenciária mensal compulsória dos militares é de 11% sobre o salário de contribuição, para os militares da ativa; e sobre o salário de contribuição, no que exceder ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social – RGPS -, de que trata o artigo 201 da Constituição Federal, para os militares inativos e pensionistas.

Outro que está na Ordem do Dia para votação é o Projeto de Lei (PL) nº 297/2009. O artigo 1º da matéria determina que o soldo básico da graduação de soldado de 1ª classe da Brigada Militar será reajustado em 9,1%, a contar de 1º de março de 2010. As disposições aplicam-se aos inativos, pensionistas respectivos e pensões vitalícias…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo