EconomiaHabitação

”NUNCA ANTES…” Índice que reajusta aluguéis é a menor da história do país

As chaves para o aluguel: nunca antes caiu o valor para locação

Essa o Lula pode dizer de boca cheia: “nunca antes na história do País”, foi tão baixo o índice que reajusta a maior parte dos aluguéis. No caso, o balizador é o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). Mais que isso, em 2009, houve, creia, deflação. O que quer dizer, na pior das hipóteses, nenhum aumento para quem tem dezembro como mês de reajuste.

O que explica esse fenômeno, no indicador apurado pela Fundação Getúlio Vargas? Quem sabe você encontra as respostas na reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é assinado por Alessandra Saraiva. Confira:

 “Inflação do aluguel fecha 2009 com menor taxa da história

…O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) – indicador adotado no reajuste da maior parte dos contratos de aluguel de imóveis – encerrou este ano em deflação pela primeira vez em sua história, iniciada em 1989. O indicador caiu 1,72% em 2009 após apresentar aumento de 9,81% em 2008. Até hoje, a menor taxa anual do IGP-M era referente ao ano de 2005, quando subiu 1,21%. O desempenho anual do IGP-M foi anunciado nesta terça-feira, 29, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que também divulgou o resultado de dezembro do índice.

No último mês do ano, o indicador apresentou queda de 0,26%, após subir 0,10% em novembro. A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de dezembro. O Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M) caiu 0,50% este mês, ante elevação de 0,08% em novembro.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) apresentou elevação de 0,20% em dezembro, ante aumento de 0,14% em novembro. Já o Índice Nacional de Custos da Construção – Mercado (INCC-M) registrou alta de 0,20% em dezembro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo