Economia

PREVISÕES. Doutos têm nova dor de barriga. E quem sofre é a economia brasileira

Quando os doutos fazem suas contas, sai da frente que aí vem bomba
Quando os doutos fazem suas contas, sai da frente que aí vem bomba

Não sei o que é pior para meu humor (quase) sempre elevado. Se a leitura cotidiana dos midiatas do apocalipse, incrustrados nas principais redações do País, ou o acompanhamento do boletim “Focus”, editado semanalmente pelo Banco Central, com a opinião dos doutos do mercado financeiro – que se engarregam de nos dizer como será o futuro próximo ou remoto da economia brasileira.

Agora, quando ambos se encontram, Deus nos livre. É um horror. A impressão que tive, ao ler o material logo abaixo, com as conjecturas dos especialistas do “mercado”, é que a maioria deles teve dor de barriga pouco antes de ser consultados. Isso, mais a avaliação midiática, fiquei com a impressão que o fim do mundo (ou do Brasil,pelo menos) está próximo.

Que diabo, temos mesmo que conviver com isso? Temos. Afinal, somos democratas. Mas não me peçam que aplauda, por favor. Ah, o que eles pensam e a forma como os doutos foram noticiados você acompanha na versão online da Folha de São Paulo, com texto assinado pela jornalista Lorenna Rodrigues. Confira:

Mercado espera PIB negativo em 2009 após resultado do 3º trimestre

Após o IBGE divulgar que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu abaixo das expectativas do governo e dos analistas no terceiro trimestre, o mercado revisou suas previsões e prevê agora queda de 0,26% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano. Na semana anterior, a previsão era de crescimento de 0,21%.

De acordo com a pesquisa Focus feita na semana passada e divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, a previsão para o próximo ano subiu levemente de 5% para 5,3%.

Em relação à inflação, o mercado já prevê o índice oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), na meta estabelecida pelo governo para o próximo ano, em 4,5%. Para este ano, a estimativa é que o índice termine em 4,31%,contra previsão de 4,26% feita na semana passada.

O mercado manteve ainda as previsões para a taxa básica de juros (Selic) para o próximo ano em 10,63%. Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária), em sua última reunião do ano, manteve pela terceira vez neste ano a Selic em 8,75%. Na nota divulgada na quarta-feira passada, porém, o órgão disse avaliar que a taxa é suficiente para conter a inflação “neste momento”, o que foi visto por alguns analistas como um sinal de que o Copom poderá aumentar a Selic nas próximas reuniões…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo