Eleições 2010

SOBRE AS PESQUISAS. “Um vai bem à frente, mas hesita. Outra patina, mas o governo aposta nela”

Dilma Rousseff: apoio por enquanto insuficiente do governo
Dilma Rousseff: apoio por enquanto insuficiente do governo

Como, de certa maneira, já previ (modéstia à favas) em nota que publiquei na segunda-feira, as PESQUISAS simultâneas do Datafolha e do Vox Populi se prestariam a muitas interpretações. Especialmente porque apresentaram resultados diferentes. Essas análises começaram a surgir e vou reproduzi-las aqui, para que o internauta possa fazer o seu próprio juízo. Ou perdê-lo, que também é do direito de todos.

Curiosamente, um dos textos (o outro você lerá logo mais a cima, em seguida) esquece os dois levantamentos, preferindo fixar-se na série histórica de outro instituto, no caso, o Sensus. E aí faz a sua avaliação, que pode ser apensada aos números dos trabalhos publicados no último final de semana pela revista IstoÉ e pelo jornal Folha de São Paulo.

Vale a pena ler (concordar é com cada um) o que escreve o colunista Rudolfo Lago, do sítio especializado Congresso em Foco. As fotos são de Roosewelt Pinheiro (Dilma) e Fabio Rodrigues Pozzebom (Serra), da Agência Brasil. A seguir:

José Serra: números que não ajudam na estratégia do tucano
José Serra: números que não ajudam na estratégia do tucano

O placar do Fla x Flu presidencial

… O líder corre disparado na frente. Mas tem medo e hesita. A segunda colocada patina, mas o governo continua a apostar todas as fichas nela. Um pouco para trás, os demais assistem à corrida, torcendo por uma derrapada dos primeiros.

A análise das pesquisas eleitorais sobre a sucessão do presidente Lula feitas este ano mostram um quadro que em nada ajuda as estratégias nem do provável candidato da oposição, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nem da candidata escolhida pelo governo, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Simplesmente porque o quadro, ao longo do ano, pouco mudou.

Os números não dão segurança absoluta a Serra porque eles não mostram uma evolução da sua intenção de voto. Na verdade, demonstram uma queda. Por outro lado, Dilma cresce, mas em ritmo bem mais lento do que o governo gostaria.

O instituto que mais fez pesquisas eleitorais este ano foi o Sensus, na série encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Por isso, o Congresso em Foco concentra nele a análise da corrida eleitoral…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens e artigos publicados pelo sítio Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo