Sem categoria

KISS, 20 MESES. Paz, Solidariedade e Justiça. Algo com que aqueles 242 meninos e meninas sonhavam

Os balões tomaram conta do céu, representando a luta por paz e justiça para as vítimas
Os balões tomaram conta do céu, representando a luta por paz e justiça para as vítimas

Foi (e ainda é) um dia em que a emoção toma conta, ao mesmo tempo em que se fortalece a luta por Justiça. Faz 20 meses que 242 meninos e meninas, quase todos na hora e vários até dias depois, foram massacrados, por conta da tragédia da madrugada de 27 de janeiro de 2013.

Houve pelo menos dois atos importantes, neste sábado. Um, agora há pouco, em que a fé se manifestou, através de um ato religioso na Igreja Nossa Senhora de Fátima. E antecedido, como virou tradição, do minuto do barulho – embalado pelos 242 balões brancos (com fitas verdes) que tomaram conta do céu.

O outro, mais cedo, promovido por uma série de organizações, de familiares de vítimas a entidades representativas da comunidade, inclusive a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), se constituiu de atividades solidárias bem no coração da cidade.

Sobre este, especificamente, acompanhe o relato (texto e fotos) de Bruna Homrich, da Sedufsm. A foto dos balões é de Juliana Betega (da AVTSM). A seguir, um trecho:

Entre as muitas atividades da manhã, um dos canteiros revitalizados pela comunidade...
Entre as muitas atividades da manhã, um dos canteiros revitalizados pela comunidade…

‘Santa Maria pela vida’ garante manhã de confraternização

O ‘Santa Maria pela vida’ reinventou alguns lugares da cidade na manhã deste sábado, 27, mostrando que é possível dar novos contornos a espaços urbanos e integrar as diversas frentes culturais e políticas numa perspectiva de união e solidariedade. Durante o evento, que marcou um ano e oito meses da tragédia na boate Kiss, alguns canteiros da praça Saldanha Marinho foram revitalizados através do plantio de mudas e do cuidado com a terra, e, quando comparados aos demais canteiros da cidade – no geral, carentes de cuidados -, deram um sopro de leveza à região central.

Na segunda quadra da avenida Rio Branco, membros da comunidade palestina em Santa Maria, acompanhados de docentes da Sedufsm e de familiares das vítimas da boate Kiss, fizeram o plantio de mudas de ‘oliveira’, árvore simbólica para o povo palestino. Professores e estudantes do curso de Paisagismo da Ufsm auxiliaram na atividade.

Já na Venâncio Aires, um grupo de jovens andou de skate e fez manobras em obstáculos durante toda a manhã, até o início da tarde, que também fora marcado pelo show de vários grupos vinculados ao Coletivo de Resistência Artística e Periférica (Corap)…”

...inclusive com a plantação de mudas de oliveira, representando solidariedade e união
…inclusive com a plantação de mudas de oliveira, representando solidariedade e união

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI  (onde também há mais fotos das atividades)

PARA CONFERIR FOTOS DOS BALÕES, ACESSE A PÁGINA DA AVTSM NO FEICEBUQUI (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. "Faz 20 meses que 242 meninos e meninas, quase todos na hora e vários até dias depois, foram massacrados, por conta da tragédia da madrugada de 27 de janeiro de 2013"
    Colocação pontual e sempre atual, Editor.
    Acrescentaria, Crime culposo, junto a tragédia..
    "'…,porem, previsível, que poderia ser evitado.
    A conduta deve ser resultado de negligencia, imperícia ou imprudência""

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo