AGORA É OFICIAL. Prefeitura e empresas confirmam criação do consórcio para o transporte coletivo
Não é uma novidade para você, leitor deste sítio. Desde perto das 6 da tarde de segunda-feira, AQUI se informou, com exclusividade, da criação do consórcio das empresas de transporte coletivo e implantação do Sistema Integrado Municipal. Mas os detalhes são muito importantes. E eles foram totalmente explicados no lançamento do SIM, na tarde de ontem, no Centro Administrativo Municipal.
Para saber mais, inclusive como tudo funcionará, prazos e outras informações, confira o material distribuído pela assessoria de imprensa do novo sistema. Texto e fotos são da jornalista Fabiane Machado. A fotografia com o prefeito Cezar Schirmer é de Felipe Pires, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. Acompanhe:
“Concessionárias do Transporte Coletivo de SM se unem no Sistema Integrado Municipal (SIM)
A partir desta terça-feira (26), Santa Maria conta com o Sistema Integrado Municipal (SIM) que irá garantir um novo modelo de transporte público, integrando as empresas concessionárias do transporte coletivo num único consórcio. A proposta segue a determinação da prefeitura de Santa Maria que solicitou, no ano passado, às concessionárias, a organização de um novo Sistema com propostas para modernizar e aperfeiçoar o transporte coletivo urbano. Após discussões conjuntas, entre empresas, representadas pela ATU (Associação dos Transportadores Urbanos) e a prefeitura, foi formulado o SIM.
O SIM foi lançado nesta terça-feira, com a assinatura do decreto, pelo Prefeito Cezar Schirmer, que estabelece o Consórcio entre as empresas. No lançamento, o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos, Luiz Fernando Maffini, destacou que as seis empresas concessionárias do transporte de Santa Maria estiveram unidas no planejamento do SIM em parceria com a prefeitura e técnicos da área. “A implantação do SIM envolve um investimento de R$20 milhões, que tem como objetivo maior qualificar o setor e que ainda trará a geração de empregos”.
O Prefeito Cezar Schirmer, durante o lançamento, fez um resgate do início das discussões que levaram à formação do SIM. Ele lembrou da assinatura do Decreto, em 09 de março de 2009, que propunha junto às concessionárias a necessidade de mudanças e modernizações no sistema de transporte público municipal. A resposta ao desafio, apontado neste Decreto, é o Sistema Integrado Municipal (SIM) que se torna realidade agora. “Queremos um sistema uniforme para atendimento aos cidadãos e a total uniformização da qualidade do serviço até 31 de dezembro”, explica Schirmer.
SIM traz vantagens para o dia-a-dia dos usuários e qualifica o transporte público municipal
O Técnico em Transporte Luiz Mário Magalhães de Sá explicou a estrutura e propostas do novo Sistema. Ele destacou que um dos maiores desafios enfrentados para implantação do SIM já foi alcançado: a união das empresas. “Sabemos que é um processo difícil para os empresários, que precisam abrir mão do poder e colocar os ônibus, com ampla estrutura de equipamentos e profissionais, a serviço do Consórcio Operacional”.
Um dos avanços, que serão garantidos pelo SIM, é a implantação da bilhetagem eletrônica, através de um cartão eletrônico. Para cada perfil de usuário, haverá um tipo de cartão que assegurará os benefícios estabelecidos pela legislação. Além de facilitar o acesso aos ônibus, o cartão eletrônico trará segurança para os usuários do transporte público, pois, sem a grande circulação de dinheiro dentro dos ônibus, há menos risco de assaltos. O processo será coordenado pelo Técnico Gustavo Simionovschi, responsável pela implantação da bilhetagem eletrônica no transporte público de Porto Alegre.
Com o SIM, haverá a renovação imediata de 25% da frota local, pois 55 novos ônibus passarão a rodar em Santa Maria, todos com elevadores para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência. Atualmente, 10% dos ônibus municipais contam com elevadores, com o SIM, este percentual chegará a 40% da frota.
O novo sistema ainda terá como vantagem a maior transparência, com estatísticas em tempo real sobre o uso do transporte coletivo. Assim, a prefeitura terá amplo controle sobre os custos das tarifas e o desempenho do novo consórcio, efetivando o controle público do sistema de transporte.
Atuando através do SIM, as empresas de ônibus de Santa Maria, que prestam serviços há décadas no município, inclusive com investimentos e raízes locais, não deixarão de existir, apenas estarão unidas em um Consórcio. Os carros terão cor única, sem as marcas das empresas, apenas a identidade visual do SIM, e as linhas serão rearranjadas, para evitar sobreposições, significando um aumento da eficiência do serviço.
Prefeito recebe cartão eletrônico e conhece ônibus e abrigo adaptados ao SIM
A solenidade de lançamento do SIM encerrou com a apresentação de um ônibus e de um protótipo de abrigo, adaptados ao novo Sistema. O Prefeito Cezar Schirmer foi o primeiro a visitar o novo veículo e receber um cartão eletrônico modelo, com que pode testar o equipamento, que será disponibilizado aos usuários do transporte público para cobrança de tarifa.
O protótipo, apresentado no lançamento do SIM, será instalado na Praça Saldanha Marinho, onde a população poderá colocar em urnas sua opinião sobre o novo modelo de abrigo. Entre as vantagens do modelo estão a maior segurança, para quem precisa aguardar o transporte, conforto, iluminação adequada e informações sobre as linhas e horários. Cada abrigo conterá um código, que remete à linha de destino.
Empregos serão mantidos
Outro ponto bastante destacado, no lançamento do SIM, foi a preocupação com a manutenção dos empregos dos profissionais que atuam nos ônibus, especialmente os cobradores. O uso do cartão eletrônico para acesso aos ônibus não vai tirar do mercado estes profissionais. Todos os empregos serão mantidos, pois os cobradores ganharão novas funções, passando a auxiliar os usuários e a fiscalizar as boas condições dos ônibus e o correto uso do sistema.
A manutenção dos empregos, inclusive, é contemplada no Artigo 4 do decreto assinado pelo prefeito Cezar Schirmer, que estabelece o SIM.
Prazos do SIM
O processo de adaptação ao Sistema Integrado Municipal (SIM) se dará ao longo do ano. O primeiro passo já foi dado com a assinatura do decreto de instituição do Consórcio entre as concessionárias, pelo Prefeito Cezar Schirmer.
Ainda há pela frente, a renovação imediata de 25% da frota, com 55 novos ônibus, adequados ao SIM, com equipamento para recebimento do cartão eletrônico e software, todos com elevador para acesso de pessoas com necessidades especiais.
Outro passo, a bilhetagem eletrônica, iniciará com o cadastramento dos diferentes tipos de usuários, que terão diferentes tipos de cartões, para garantia de manutenção dos seus benefícios. Ao longo da implantação do novo sistema, cada grupo de usuários será chamado para cadastrar-se e receber o seu cartão.
O Sistema Integrado Municipal ainda prevê a padronização de todos os ônibus, que terão a identidade visual do SIM. Eles serão diferenciados pelos letreiros com a indicação da linha.
Todas as ações do SIM devem ser concluídas até 31 de dezembro deste ano.”
SUGESTÃO ADICIONAL DE LEITURA – confira aqui, se desejar, a reportagem “Sistema Integrado Municipal irá revolucionar o transporte público de Santa Maria”, produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.
“SIM” , Santa Maria “Pode mais!,Merece mais! e Vai ter mais!”. Parabéns ao prefeito Schirmer sua equipe e empresários do setor por dar dignidade e qualidade ao transporte coletivo de Santa Maria
Bem feito!!! não é bom só escrever aqui quando tem coisas ruins, por isso quero parabenizar essa ação do prefeito e seus auxiliares.Sou usuário do transporte coletivo e essa nova modalidade, aliada a segurança e uma passagem cidadã, deve dar mais conforto a todos que usam esse serviço.
Espero profundamente que assim,com um serviço de qualidade, possa diminuir o fluxo de veículos nas ruas. Embora ainda andar de carro, para alguns, ainda é demonstração de poder!!!
De qualquer forma é uma belissima iniciativa da prefeitura.
Agora tem que arrumar os acostamentos e ruas da cidade, pois se não, esses ônibus vão quebrar logo.