AssembleiaPartidos

ASSEMBLÉIA. PDT, com Cherini, assume presidência. Governadora foi à posse

Como tudo estava decidido, fruto de amplo (e elogiável) acordo entre todas as bancadas, até mesmo um bom punhado de deputados resolveu não aparecer. Assim, 34 dos 55 parlamentares elegeram, no sábado, a nova direção da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Na presidência, o pedetista Giovani Cherini substituiu o petista Ivar Pavan. Nos demais postos, todas as agremiações, conforme sua representatividade, têm representantes.

Giovani Cherini: festa na posse, inclusive com a presença da governadora, o que não ocorreu ano passado

Assim, a novidade, meeeesmo, no evento sabatino, foi a presença da governadora Yeda Crusius. Um claro sinal de agrado ao novo comando do parlamento. O anterior, de Pavan, ela detestava. E não escondia de ninguém. Para saber mais da troca de comando no legislativo, acompanhe reportagem distribuída pela Agência de Notícias da Assembléia. O texto é de Michele Limeira, com foto de Walter Fagundes. Confira:

Giovani Cherini assume a presidência do Legislativo gaúcho

O novo presidente do Legislativo gaúcho, deputado Giovani Cherini (PDT), e os demais membros da Mesa Diretora para o período de 30 de janeiro de 2010 a 31 de janeiro de 2011, foram eleitos e empossados neste sábado (30), em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro. Numa manhã festiva e marcada por emoção, a maioria absoluta dos parlamentares aprovou a nova Mesa. Os 34 votos favoráveis confirmaram o acordo pluripartidário e colocaram oficialmente Cherini à frente do Parlamento no último ano da 52ª Legislatura.

A solenidade foi prestigiada por autoridades, dentre elas a governadora Yeda Crusius. “Um ano de muita luz”, desejou Yeda a Cherini. Também estiveram presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça e lideranças pedetistas, como o deputado federal Vieira da Cunha, presidente nacional em exercício do PDT, o prefeito de Osório e presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr., o ex-presidente da Assembleia pelo PDT, Aldo Pinto, o ex-governador Alceu Colares, dentre outras. Familiares e amigos lotaram as galerias. O pai Ivonei Cherini, as filhas do presidente, Giovanna e Yasmin, a esposa Marina Rosseto Bertoncello e os irmãos Rosane e Ivonei acompanharam a solenidade.

A Mesa Diretora eleita tem a seguinte composição:

Presidente: deputado Giovani Cherini (PDT)
1º vice-presidente: deputado Marquinho Lang (DEM)
2º vice-presidente: deputado Nelson Härter (PMDB)

1º secretário: deputado Pedro Westphalen (PP)
2º secretário: Luis Augusto Lara (PTB)
3º secretário: Paulo Brum (PSDB)
4º secretário: Adão Villaverde (PT)

1º suplente de secretário: Raul Carrion (PC do B)
2º suplente de secretário: Heitor Schuch (PSB)
3º suplente de secretário: Luciano Azevedo (PPS)
4º suplente de secretário: Ciro Simoni (PDT)

Cerimônia

A eleição ocorreu após a leitura do termo de renúncia dos membros da Mesa Diretora 2009/2010. Em seguida, o deputado Ivar Pavan pronunciou-se, despedindo-se do cargo de presidente. Pavan afirmou que a diretriz de sua administração foi pautada no fortalecimento da instituição e na aproximação com a sociedade, com o objetivo de…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Politicamente, este acordo de rotatividade para a mesa da assembléia é extremamente salutar, espero que administrativamente, tendo em vista os vários e graves problemas existentes nesta área, a rotatividade não acabe por contribuir para a má gestão.

  2. achei legal este acordo, acho que estão aprendendo a ser cidadãos de verdade. Tomara que sirvam de exemplo, mas que melhorem em outros aspectos também como ética, respeito e poupem os cofres públicos com gastos absurdos e desnecessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo