EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Jovens, mas não só eles, marcham por Paz e Justiça Social

Confira, no material assinado pela jornalista Daiani Ferrari, da assessoria de imprensa do projeto Esperança/Cooesperança, os detalhes da Marcha por Paz e Justiça Social – que antecedeu à abertura da 1ª Feira Mundial e do 1° Fórum Social Mundial de Economia Solidária:

Jovens caminham e buscam justiça social

Jovens de todo o Brasil. Mas não apenas. Eles deram o tom da marcha da manhã de hoje

O primeiro evento do Fórum Social de Economia Solidária foi uma Marcha pela Paz e Justiça Social, que teve saída da frente do Santuário da Medianeira, e contou com cerca de 400 jovens do Levante da Juventude e representantes de entidades de Santa Maria. Segundo a organização do Levante, o objetivo do grupo é levar o jovem a pensar seu espaço dentro da sociedade. Há quatro anos, este movimento está inserido na trajetória da economia solidária e durante a caminhada, na manhã de hoje, também homenageou Dom Ivo Lorscheiter, Bispo Emérito de Santa Maria, falecido em 2007. Dom Ivo também foi amplamente lembrado durante a abertura dos eventos, por ser uma das primeiras pessoas do Estado a organizar os trabalhadores para a formação de grupos, através do trabalho solidário, proporcionando novas formas de trabalho e geração de renda.

A jovem Ana Palau, 22 anos, veio da Espanha especialmente para participar do 1º Fórum Social de Economia Solidária em Santa Maria e, também, dos eventos de comemoração dos dez anos do FSM em Porto Alegre e região Metropolitana. “Tenho interesse em conhecer como funcionam os movimentos sociais e os esforços para juntar jovens no combate ao capitalismo”, comentou.

O Levante da Juventude reuniu em Santa Maria cerca de 400 jovens de diversos locais do país, que estão alojados na Escola Irmão José Otão, onde serão desenvolvidas inúmeras atividades até domingo, último dia dos eventos. Durante a caminhada, os jovens entoaram cânticos de motivação para a construção de um mundo mais solidário, onde o capitalismo não seja a maior prática, além de cantar pela busca de justiça social e igualdade.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo