ECONOMIA SOLIDÁRIA. “Territórios da Cidadania” são debatidos em seminário do Ministério de Desenvolvimento Agrário
O material a seguir foi produzido pela assessoria de imprensa do 1° Fórum Social Mundial e da 1ª Feira Mundial da Economia Solidária. Texto e foto são da jornalista Daiani Ferrari. Confira:
“Doze regiões se articulam em seminário do MDA
Na tarde de hoje, foi realizado o seminário Estadual dos 11 colegiados dos Territórios Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Sul, no colégio Irmão José Otão, dentro da programação do 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária. A atividade tinha como objetivo a construção de um colegiado estadual dos Territórios no Rio Grande do Sul, além de fazer um planejamento de ações para o programa no primeiro semestre de 2010 e discutir a construção de dois eventos envolvendo gestores e articuladores do Territórios.
O programa Territórios da Cidadania, lançado em 2008, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Segundo o articulador Estadual do programa no Rio Grande do Sul, Ruben Wiest, a iniciativa trabalha prioritariamente com o meio rural, no combate de problemas de pobreza, direitos humanos, infraestrutura, saúde, saneamento e educação. “Priorizamos a assistência a trabalhadores da agricultura familiar, o trabalho em grupos, assentados pela reforma agrária, indígenas e mulheres”, salientou.
O Rio Grande do Sul conta com 12 regiões, sendo sete Territórios oficiais e cinco pré-territórios. Como resultado final do encontro, ficou definido que nos dias 24 e 25 de fevereiro será realizado o seminário “Dinamização econômica dos territórios rurais do Rio Grande do Sul”, com a participação de representantes de todas as regiões. Ainda foi constituída a rede de colegiados do Territórios da Cidadania, que também realizará um encontro, para o qual já ficou definida uma comissão provisória para a organização do evento. As demandas tratadas durante o encontro também tinham o objetivo de dialogar entre os participantes, preparando sua participação no IV Encontro Nacional de Colegiados Territoriais, que será realizado entre 20 e 22 de março, em Brasília.
Sobre a realização deste encontro em Santa Maria durante o Fórum Social de Economia Solidária, Wiest justificou dizendo que desde o início das proposições para esta atividade, foi citado do Fórum como uma referência de local e data. “Nós trabalhamos muito com a economia solidária, então tem completa relação estarmos aqui dialogando e levando para o conhecimento das pessoas o programa Territórios da Cidadania”, definiu Wiest.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.