LIXO. Prefeitura cobra ações imediatas da PRT para regularização da coleta na cidade
As inúmeras reclamações sobre a coleta de lixo na cidade fizeram com que o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, marcasse sua primeira agenda de trabalho à frente da pasta com a direção da PRT, empresa prestadora do serviço. O secretário avaliou a reunião de quinta-feira (14) como positiva, uma vez que houve o compromisso por parte do sócio-proprietário da empresa, Ricardo Reis – que representou a PRT na reunião- de que, no máximo em 48 horas, os serviços de coleta de resíduos serão inteiramente regularizados. “A fiscalização da secretaria estará atenta”, alertou o titular da Proteção Ambiental.
O secretário Luiz Alberto passou às mãos do proprietário da PRT uma relação com grande volume de reclamações de diferentes bairros e regiões da cidade, das últimas 24 horas, recebidas através da Linha Verde da prefeitura. Na reunião foi discutida, ainda, a comunicação direta e ágil entre a secretaria de proteção Ambiental e a empresa PRT, com o objetivo de solucionar questões pontuais com ações imediatas, sendo que ficará a disposição da comunidade além da Linha Verde (3921-7151), o telefone do engenheiro responsável pela operação dos resíduos, Leonardo Da Cás, (9992-7949) e o telefone da empresa PRT (3026-3667).
Foi definido pelo secretário que, no caso do não cumprimento de atendimento de 100% das cláusulas previstas no contrato, será encaminhado para lavramento de auto de infração e, concomitantemente, haverá o rompimento do contrato.
O secretário ressalta que todas as ações estabelecidas contam com o respaldo irrestrito do prefeito Cezar Schirmer. “Santa Maria merece um tratamento melhor do que vem recebendo. Além dos resíduos, esta é uma questão de saúde pública”, avisa o secretário. Luiz Alberto revela que, neste primeiro momento, está concentrando seu trabalho quase que integralmente para a solução dos problemas do lixo na cidade.
Com informações da Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura deSanta Maria.
Considero essa situação um absurdo. Pensemos bem. Santa Maria está com problemas na coleta de lixo. Qual é o problema? O lixo não está sendo recolhido pela empresa responsável. Isso é um absurdo não apenas pelo que é, mas pq deveríamos estar discutindo sobre coleta seletiva de lixo, captação adequada de detritos e coisas desse tipo. Mas não é isso que está em discussão. Pasmem, pois o problema é a não coleta do lixo. A coisa mais básica a ser feita. É muita falta de competência e responsabilidade por parte da atual administração de SM!
“Afiscalização da prefeitura estará atenta”. Isso não é hora para piada sr. Secretário.
o cidadão não tem nada que ver com os problemas da prefeitura e da PRT, ele quer o serviço realizado e pronto. Mas seria importante, para efeito de conhecimento público, que fosse divulgado o valor que é gasto pela Prefeitura com a coleta de lixo, e quanto ela tem pago, se é que os pagamentos estão em dia. O novo Secretário Estrangeiro poderia mostrar se a casa está em dia. Vamos esperar prá ver.