PLANOS DE SAÚDE. Novas doenças e procedimentos terão de ser obrigatoriamente cobertos a partir de junho
“Postado por Gilson Piber”
A partir de junho, uma nova lista de procedimentos passarão a ter que ser cobertos pelos planos de saúde. Segundo informou ontem (12) o presidente em exercício da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Alfredo Cardoso, sem qualquer acréscimo no valor do reajuste anual pelos beneficiários. As novas regras incluirão 70 novas coberturas médicas e odontológicas anunciadas, entre elas procedimentos complicados, como transplante de medula óssea. Segundo Cardoso, a ampliação não poderá ser repassada ao reajuste anual porque ele acontecerá em maio, e o novo rol de procedimentos só entrará em vigor no dia 7 de junho.
As mudanças anunciadas atingirão cerca de 44 milhões de pessoas, que contrataram seus planos a partir de 2 de janeiro de 1999. Para os planos anteriores a 1999, o que vale é o que está escrito no contrato firmado com as operadores. Segundo a ANS, seriam hoje cerca de 8 milhões as amparadas por planos mais antigos. A orientação da ANS é que essas pessoas tentem negociar e adaptar seus contratos, ou migrem mesmo para planos mais novos.
As mudanças nos planos de saúde foram fechadas após uma ampla discussão em um grupo de 60 pessoas, que incluía representantes das empresas que operam os planos e profissionais da área de saúde. A proposta elaborada pelo grupo foi então, submetida a consulta pública, e recebeu mais de 8 mil contribuições, a maior parte vinda de consumidores.
Um dos novos procedimentos que se tornará obrigatório a partir de 7 de junho é o transplante de medula óssea feito por doação de outra pessoa viva. A principal indicação deste transplante é para o tratamento de leucemia. Os planos de saúde passarão a ter de cobrir o transplante para todos os seus beneficiários. Alguns novos exames, como de HIV para gestantes, também foram incluídos, e cirurgias mais modernas, como cirurgias por vídeo no tórax (que não exigem a abertura da caixa toráxica).
Clique AQUI e veja quais são os novos procedimentos que terão de ser cobertos pelos planos de saúde.
O material foi produzido por Rudolfo Lago, do sítio Congresso em Foco.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.