DestaqueSanta Maria

LUNETA. Preocupação com a dengue no Estado, Prefeitura avisa sobre Cemitério Ecumênico e IPTU

Dados anuais da segurança pública anunciados pelo Governo do Estado

Por Paulo André Dutra

* Dados do Painel de Casos de Dengue RS trazem um alerta importante: nas duas primeiras semanas de 2024, o Estado registrou mais casos do que no mesmo período dos dois anos anteriores somados.

* Nas duas primeiras semanas de 2022 foram confirmados 63 casos; em 2023, 42; e em 2024, 216.

* A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado, Roberta Vanacôr Lenhardt, afirma que outro fator de alerta é a ocorrência de casos durante todos os meses do ano, e não mais somente nos períodos de calor.

* “Atualmente, a evento climático El Niño, com chuvas volumosas associadas a altas temperaturas, predispõe ainda mais para o surgimento e manutenção de mais criadouros do mosquito vetor”.

* Dois avisos importantes da Prefeitura de Santa Maria. Um relativo ao IPTU e outro sobre o Cemitério Ecumênico.

* A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos reforça sobre o prazo para retirada de restos mortais de carneiras vencidas no Cemitério Ecumênico Municipal.

* É necessário o contato com o escritório das capelas velatórias para a exumação dos restos mortais. A relação dos falecidos está no site.

* Não é necessário ir até o centro administrativo para retirar as guias do IPTU, caso ainda não tenham sido entregues pelo Correios, aviso a Secretaria Municipal de Finanças.

* O documento pode ser emitido via site. Confira AQUI as instruções para acesso e impressão.

* Moradores da Vila Esmeralda, na Boca do Monte, serão beneficiados por um poço artesiano construído pela Prefeitura com recursos do Programa Avançar do Governo do Estado.

* Para a obra, cujo trabalho começou nesta quarta-feira (10), estão sendo investidos R$ 165 mil reais.

* Nos últimos dois anos e meio, as 160 famílias da localidade vinham sendo abastecidas pela Defesa Civil, após problemas técnicos no poço existente.

Novo poço irá abastecer caixa d’água e rede de distribuição do antigo poço na Vila Esmeralda. Foto Prefeitura / Divulgação

* 2023 registrou o menor número de crimes contra a vida da série histórica iniciada em 2010, divulgou o Governo do Estado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (11).

* Com as quedas dos indicadores em dezembro, o acumulado manteve a curva descendente verificada ao longo dos meses e fechou 2023 com 1.981 crimes violentos letais intencionais (CVLI), queda de 6,3% em comparação a 2022.

* Os homicídios no Estado em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, tiveram queda de 15,8%. No acumulado de 2023, o Estado teve uma queda de 7% nos homicídios.

* Em dezembro, os latrocínios caíram 80%, passando de cinco casos em 2022 para um em 2023. No ano, a diminuição é de 24,5%.

* Seis meses após a implementação da primeira tornozeleira eletrônica no âmbito do Programa de Monitoramento do Agressor, o Estado encerrou 2023 com redução de 21,6% no índice de feminicídio em comparação a 2022.

* O roubo de veículos atingiu o menor número da série histórica em todas as comparações. Houve queda de 18,3% na comparação entre 2023 e 2022.

Na coletiva à imprensa com as cúpulas da Secretarias de Segurança Pública e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Leite atribuiu números à integração entre as forças de segurança. Foto Maurício Tonetto / Secom

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo