Arquivo

Pacotaço. Não faltarão dificuldades para Yeda aprovar medidas de arrocho que já estão na AL

O jornal Zero Hora publicou no sábado (confira a sugestão de leitura, lá embaixo) um levantamento com 48 dos 55 deputados estaduais. E constatou que 28 deles se manifestaram contra o pacote de medidas de arrocho, enviado ao parlamento pela governadora Yeda Crusius.

 

Aliás, alguns dos projetos, quatro, para ser mais exato, estão na Assembléia em “regime de urgência”. O que significa que serão votados em no máximo 30 dias. Quer dizer, há tempo, mas ele não é muito, para que o governo consiga convencer metade mais um dos deputados. Não será fácil, ah, não será.

 

Inclusive porque o, digamos, bombom do pacote, o agrado para fazer a opinião pública se colocar minimamente favorável (inclusive ao aumento de impostos), não é exatamente doce. Diz um dos projetos que serão devolvidos à população, 20% do ICMS. Houve quem, inclusive este (nem sempre) humilde repórter, se entusiasmasse. Já imaginando um ressarcimento bem razoável, capaz de garantir, por exemplo, um bom abatimento no IPVA (o imposto anual sobre os automóveis). Pois é. Não é beeeem assim. Na verdade, por enquanto, apenas para despesas feitas em bares e restaurantes.

 

Cá entre nós, o povo freqüenta restaurantes? Bares? Botecos, quem sabe. Logo, trata-se de uma firula. Até pode servir de incentivo à exigência da Nota Fiscal. Mas o resultado objetivo para o consumidor será sensivelmente menor do que fantasiosamente se promete. 

 

Quer dizer, Yeda Crusius terá grande dificuldade para aprovar o que pretende. E isso aconteceria mesmo que seu vice, Paulo Afonso Feijó, ficasse quieto. O que não é o caso. Afinal, sua primeira manifestação pública foi que o aumento de ICMS é um “achaque”. Fui ao Aurélio: “defeito moral” foi uma das várias definições. É, não será nada fácil para o governo. Até evidência em contrário.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Quatro dos projetos do pacote de Yeda devem ser votados no início de novembro”, de Roberta Amaral, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. No texto, acerca da entrega do pacote ao parlamento, na quinta-feira, você conhece detalhes de cada um dos projetos.

Leia também a levantamento “Maioria da Assembléia resiste a pacote”, publicada por Zero Hora.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo