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COLETA DE LIXO. Prefeitura contrata empresa paulista para substituir a PRT

Cezar Schirmer não deve estar muito faceiro. Afinal, sempre foi favorável (e eu não duvido nem um pouquinho) à valorização das empresas e empresários locais. E, assim, o distrato com a PRT, depois de sete anos de atuação da empresa da boca do monte, deve ter-lhe doído muito. Mas um comandante não pode tremer, na hora da decisão. E se os serviços não eram prestados adequadamente e em acordo com as necessidades da comuna, o mínimo que se exigia era uma atitude forte. Foi tomada. Corretamente, segundo todos os indicativos.

Schirmer (D), a procuradora e o secretário: explicações para a rescisão de contrato

O diabo é que, para substituir, contratou uma empresa forasteira. E isso não fica bem para a imagem política do prefeito – ainda que, cá entre nós, o cidadão quer é um serviço bem feito. O resto pode ser discutido. Aliás, tomei conhecimento que uma empresa de Santa Maria tem know-how e condições de fazer o mesmo trabalho – tanto que é concessionária do serviço em São Gabriel, Santana do Livramento e Cruz Alta. Mas isso é outra história, da qual falaremos oportunamente, se for o caso.

Assim, diante de tudo, a saída encontrada pela administração municipal foi trazer uma empresa cujo capital é paulista. No caso, a Revita Engenharia S/A (que merecerá nota específica, logo em seguida, mais acima). Sobre a substituição da PRT e as explicações dadas na manhã desta terça-feira, acompanhe material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A foto é de Felipe Pires. A seguir:

 “Insatisfação dos serviços prestados pela PRT levaram prefeitura a romper contrato

As inúmeras reclamações dos santa-marienses relacionadas à coleta de lixo na cidade levaram o prefeito Cezar Schirmer a romper o contrato com a PRT – empresa responsável pelo recolhimento de lixo no município. Na manhã dessa terça (2), o prefeito Cezar Schirmer em coletiva à imprensa disse ser insustentável a manutenção do contrato com a PRT e que o histórico de reclamações e de ineficiência fizeram com que o Executivo municipal rompesse o contrato com a PRT. O prefeito enfatizou que “foram muitas as promessas de melhorias por parte da PRT e que nunca se materializaram”. A decisão foi tomada com o intuito de evitar com que o sistema de coleta de lixo entrasse em colapso. O prefeito Cezar Schirmer esclarece que a escolha do mês de fevereiro foi “pensada” por ser um mês em que a coleta é menor. “Não poderíamos romper (o contrato) no mês de março, com o grande fluxo de pessoas que chegam à cidade”.

Com a ruptura de contrato com a PRT, a empresa Revita – com sede em São Paulo – assumirá a coleta de lixo na cidade a partir da meia-noite dessa quarta (3). A Revita atua em outros municípios do Estado, são eles: Canoas, Farroupilha, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande e São Leopoldo. A empresa também está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina. Desde agosto de 2009 a Revita é proprietária do aterro de lixo existente em Santa Maria. O contrato emergencial realizado pela prefeitura com a Revita terá duração de até seis meses e representará uma economia aos cofres públicos no valor de R$ 15 mil por mês. Ao final do contrato – que pode se estender por até 180 dias – o Executivo municipal irá lançar edital de nova licitação para a contratação de empresa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

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Um Comentário

  1. Prezado Amigo Jornalista Claudemir Pereira:
    Quando “estive” Secretário Municipal de Proteção Ambiental, mais exatamente até o dia 12 de janeiro de 2010, por várias oportunidades eu apresentei relatórios ao Prefeito Cezar Schirmer (PMDB), nos quais eu enfatizava que o contrato com a PRT era insustentável, em razão das falhas na prestação do serviço de coleta. Em resposta, o Prefeito me determinava que aumentasse a fiscalização dos referidos serviços. Sem entrar no mérito sobre o fato da empresa emergencialmente escolhida ser forasteira, na minha opinião, a decisão foi bem tomada e já vem tarde! Mas antes tarde do que nunca! Desejo, sinceramente, que a nova empresa preste um serviço da mais alta qualidade e que a população faça a sua parte, utilizando adequadamente os sistemas de coleta e ajudando a prefeitura municipal com suas críticas, denúncias, reclamações e sugestões através da “Linha Verde Municipal”, que atende de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, através do número 3921-7151.
    LAURINDO LORENZI
    http://www.laurindolorenzi.net

  2. Como santamariense fico decepcionado com essa atitude do nosso prefeito com certeza ha em Santa Maria nao somente a empresa citada por esse nobre jornalista, mas tambem outras com qualidade e clareza no seu funcionamento. Essa administracao ja mostrou que sempre que necessita tercerizar um servico contrata empresas de fora da cidade.

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