PrefeituraSaúde

COMO É POSSÍVEL? Saúde com boas notícias no médio prazo, e sensação de absoluto caos no presente

Vivemos, cá entre nós, um momento sui generes. Estamos às vésperas de grandes soluções para um problema crônico, o atendimento às populações mais carentes da cidade, através do Sistema Único de Saúde. E, ao mesmo tempo, é a impressão, se percebe uma situação de caos exatamente para essa parcela mais necessitada da comunidade. E, pior, à beira de conviver com moléstias das quais, se supunha, estivéssemos imunes.

Ao mesmo tempo em que, aparentemente, está prestas a começar a obra do Hospital Regional, com quase 200 leitos (além de uma unidade do Hospital Sarah), as novas gestoras do hospital municipal Casa de Saúde são obrigadas (conforme o convênio do qual este sítio tem cópia) a ampliar substancialmente o número de leitos (170, aproximadamente), e o Hospital de Caridade se comprometeu a edificar um conjunto com 130 novos leitos exclusivos para SUS, o que se percebe?

De um lado, a ESF (Estratégia Saúde da Família), antigo PSF, se encontra em colapso, pela falta de profissionais. De outro, a dengue virou um medo real – após o surto verificado aqui bem perto, em Ijuí. Sem falar que, não faz um ano, quase toda a cidade teve que ser imunizada contra a febre amarela – doença da qual se acreditava livre. E que, logo depois, seria seguida pela Gripe A (por este sítio apelidada “gripe malvada”).

Talvez seja o caso de dar uma olhada mais de perto nessa questão toda. Afinal, que diabo, se prometeu um mundo diferente para a saúde local. Ele está visível, no médio prazo. Mas ao mesmo tempo é nublado por uma realidade que, de resto, chega a ser deprimente. Ou não?

PS: a situação do Pronto Atendimento do bairro Tancredo Neves, provavelmente estranha o leitor, não é tratada aqui. Por uma singela e claudemiriana razão. Este repórter é parte, na medida em que assessora profissionalmente o Hospital de Caridade na área de comunicação. E, embora seus funcionários (oriundos da Casa de Saúde) são responsáveis (apenas) pelo serviço de apoio e de enfermagem naquele PA, nada tem a ver com as instalações postas à disposição. Por isso, e somente por isso (o que não é pouco), me sinto impedido de fazer qualquer manifestação.

EM TEMPO: confira a REPORTAGEM  “Prefeito anuncia medidas para a saúde do município”, publicada no sítio da Prefeitura e produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social do governo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo