CongressoEducação

EDUCAÇÃO. Pimenta, Zambiasi e a bronca dos estudantes com os juros do financiamento estudantil da CEF

Pimenta e Zambiasi vão à Caixa Econômica Federal em busca de explicações

O Congresso aprovou uma lei, com emenda do deputado santa-mariense Paulo Pimenta (PT), que permitiu a redução de juros (que eram extorsivos) do financiamento estudantil. No Senado, o relator, que concordou com a idéia do petista, foi o também gaúcho Sérgio Zambiasi, do PTB.

Sancionada pelo Presidente da República, a legislação, na prática, parece não estar sendo seguida pela Caixa Econômica Federal, que concedia o financiamento. O assunto, agora, é tema de reunião entre Pimenta, Zambiasi, a estudante que lidera o movimento “Fies Justo”, Daniela Pellegrini, e a direção da CEF.

O encontro acontece nesta quarta-feira e os detalhes, inclusive do imbróglio que o antecede, você encontra no material distribuído pela assessoria do parlamentar da boca do monte. A foto é de Luzilene Pimentel. Acompanhe:

Pimenta e Zambiasi vão à CEF buscar soluções para beneficiários do Fies

Nesta quarta-feira (24), às 15h30, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o Senador Sérgio Zambiasi (PTB) estarão reunidos com o Secretário Nacional de Clientes de Renda Básica da Caixa Econômica Federal, Milton Krüger. Na audiência, serão buscadas alternativas e informações para esclarecer os mais de meio milhão de brasileiros que fizeram uso do Fies e que, mesmo após a sanção da lei em 15 de janeiro de 2010, continuam “indignados” com o valor das parcelas mensais e a falta de orientação da Caixa.

Segundo os próprios beneficiados pelo financiamento estudantil, a Caixa Econômica Federal reduziu o valor dos juros, entretanto aumentou o valor da amortização, o que na prática não resultou em um abatimento significativo das parcelas. Conforme a líder do Fies Justo, Daniela Pellegrini, que também estará na reunião, a CEF ainda acelerou o processo de execução das dívidas, tanto que o Movimento pretende entrar com o pedido de uma liminar em Mandado de Segurança.

Pimenta define como “crítico” o atendimento que a CEF tem dado aos beneficiários do financiamento estudantil, com informações desencontradas, ou até mesmo em alguns casos relatados pelos estudantes, que a CEF não tem conhecimento da lei que modificou o Fies.

Durante o período de tramitação do Projeto de Lei que modificou o financiamento estudantil, os parlamentares gaúchos tiveram atuação destacada no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, Pimenta foi o autor da emenda que estendeu a redução dos juros a todos os contratos, enquanto no Senado, Zambiasi foi o relator do tema.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo