ELEIÇÕES 2010. Com o DEM na lona, PSDB já pensa em chapa puro sangue. Aí, tem o Aécio
Definitivamente, não era esse o plano. José Roberto Arruda (no momento usufruindo do xilindró da Polícia Federal) era o nome ideal para compor com José Serra (ou Aécio Neves, então ainda candidato a candidato) a chapa demo-tucana para tentar bater Dilma Rousseff, a representante do cara e do PT.
Mas, como se sabe, ruiu o castelo do DEM e seu sacrossanto esforço para manter-se como a prima dona intocada da política pátria. E, por tabela, esboroa-se também a possibilidade de uma dobradinha com o PSDB, agora de Serra. E aí, o que fazer? Buscar um nome como o de Kátia Abreu, representante do agronegócio e manter a aliança com um nome de cada sigla? Improvável. Sempre haverá um bestunto frouxo a lembrar Arruda, Paulo Octávio (vice-governador renunciado no Distrito Federal) e etc.
Então, qual o jeito? Garantir (o que não é difícil) a manutenção do apoio demo, sem no entanto ligar nome com nome. É onde entra, outra vez, Aécio Neves. Estão falando dele, embora não falem com ele. Ah, e quem se manifesta? O próprio, a vestal tucana Fernando Henrique Cardoso. A propósito, acompanhe duas notinhas publicadas por Lauro Jardim na versão online da seção “Radar”, da ex-revista Veja. A foto é de Wilson Dias, (do arquivo) da Agência Brasil. A seguir:
“O PSDB continua sonhando com Aécio vice…
Em conversas privadas, FCH continua insistindo que a dobradinha Serra/Aécio pode se tornar realidade. Mas que não adianta forçar Aécio Neves a nada.Para FHC, Aécio “tem o tempo dele e não vai embarcar em nenhuma canoa no escuro”.
Em sua avaliação, o importante para Aécio é “resolver Minas Gerais” – ou seja, eleger o seu sucessor. Se, mais à frente ele avaliar que compondo a chapa com Serra as chances de botar Antonio Anastasia no Palácio das Mangabeiras crescem, então, ele poderia topar.
Por isso, FHC acha que pode perdurar até junho essa indefinição sobre a chapa puro-sangue – um prazo mais dilatado do que o março muito falado pelos tucanos.
…Mas Aécio não quer papo
O problema do cenário descrito acima é um só: Aécio Neves. Anteontem, numa conversa com um interlocutor muito próximo voltou a repetir que a chance de ser vice “é zero”. Admitiu que desde que voltou de férias no domingo, a pressão tucana subiu de patamar. Nada, porém, que o abale.”
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas publicadas por Lauro Jardim, na versão online da seção “Radar”, da ex-revista Veja.
Rogério, é isso aí (Y).
Claudemir
Confesso que até gostaria de ser um profundo conhecedor da política, mas não sou. O que não significa que deva ficar calado ao observar certas coisas.
Para mim, o Aécio está esperando para ver até que ponto vai respingar na candidatura Serra toda esta avalancha de corrupção do seu partido e do principal aliado. Como diz na reportagem, ele não embarcaria numa canoa no escuro.
Mas entendo ser desnecessária esta preocupação de Aécio. Se depender da grande mídia (e da que se acha, como tu diz), Serra sairá ileso seja qual for o volume da roubalheira.
O que me faz pensar assim?
Ora, a casa está caindo para o ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo do PSDB (de Serra). Ele está sendo declarado réu no processo do Mensalão mineiro em 1998. Ou seja o PSDB é sim o verdadeiro PAI DO MENSALÃO.
Arruda está preso no DF. Seria o vice de Serra.
Yeda enredada em denúncias e mais denúncias. e para eles está tudo tranquilo, tudo bem. A não ser por um movimento feito exatamente por jornalistas independentes. A grande mídia se cala sobre isto. Aqui no sul a RBS só quer saber do falacioso deficit zero.
Quanta diferença:
Lembram quando o mensalão envolveu gente do PT?
Bueno, isto estragou até candidaturas de vereadores. Cada petista ou aliado tinha que explicar sobre fatos acontecidos em Brasília.
A grande mídia tratava de associar todo petista ou aliado do Brasil inteiro com aqueles fatos.
Agora, aqui em Santa Maria, tu não vê ninguém questionar o Tubias, o Pozzobom, o Schirmer sobre tudo isto que está acontecendo.
Então, o que o povo tem que entender é que esta predileção da grande mídia com estes partidos é comprada com o NOSSO DINHEIRO. Grandes volumes de dinheiro público são canalizados para poucos veículos de comunicação que dominam a grande massa. Ou vocês acham que a raiva da RBS sobre o Olívio era de graça? Olívio tirou o monopólio de verba da RBS e pulverizou para todas as emissoras ou jornais do estado.
Enfim, isto é um pouco do que penso a respeito.