IMPOSTO. Brasil tem a 2ª maior tarifa de celular do mundo
POSTADO POR Maiquel Rosauro
O Brasil só perde para a África do Sul quando o critério é o custo do minuto de ligação de telefone celular, segundo reportagem da Folha de São Paulo . O levantamento foi feito pela consultoria europeia Bernstein Research.
As tarifas de telefonia celular no Brasil são elevadas porque o governo brasileiro não abre mão de impostos e as operadoras não querem baixar o valor extra cobrado por minuto de seus clientes quando estes telefonam para um assinante da concorrente, diz a reportagem.
Em média, o consumidor brasileiro paga R$ 0,45 por minuto, segundo a pesquisa, em chamadas locais para celulares da própria operadora. Esse valor passa de R$ 1 caso a chamada termine em um número da operadora móvel concorrente. A carga tributária, em média, é de 42% do preço por minuto ao consumidor. O setor diz que é uma das cargas mais pesadas do mundo.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informa que já contratou uma consultoria especializada para ajudá-la a definir o modelo de custo dos serviços prestados pelas operadoras móveis. O trabalho deverá ser concluído em 18 meses.
Crescimento
No último dia 19, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que o Brasil teve 23,3 milhões de novos acessos à telefonia móvel em 2009, um crescimento de 15,4% no setor de telefonia móvel no país. O resultado só é pior que o apresentado em 2008, quando os brasileiros adquiriram 29,6 milhões de novos celulares.
Agora, o país tem 173,9 milhões de acessos, uma densidade de 0,9 celular por pessoa. Só em dezembro, houve um incremento de 4,2 milhões. Segundo a Anatel, foi o melhor mês do ano para o setor.
São cinco os Estados que possuem mais celulares que habitantes: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e, a partir de dezembro, Rio Grande do Sul.
A região Norte é a que mais avança na relação de celulares por habitante. O crescimento de teledensidade na região em 2009 foi de 21,27%. Enquanto isso, a região Sudeste registrou crescimento de 16,39%.
Clique AQUI e leia a matéria na integra.
Outro fato importante é que quando foi privatizado, as operadoras se comprometiam com a universalização. Se bem entendo o significado desta palavra, deveria dizer que quando estou em Silveira Martins, por exemplo, eu deveria poder usar o celular tranquilamente. Já experimentaram fazer isto? Utilizei o exemplo de um município vizinho, mas há muitos outros lugares que simplesmente não há sinal de celular.
São as maravilhas da privatização.
já pararam para pensar que o pré-pago (você paga antes de usar)é muiiiiiiito mais caro que o pós-pago (você usa antes de pagar), porque será hein! com a palavra os entendidos,