Não fosse o desempenho em recuperação do segundo semestre, e os números poderiam ser catastróficos. Ainda assim, foram muuuito ruins. Se trata, aqui, da produção industrial brasileira em 2009, conforme pesquisa habitual feita pelo IBGE e divulgada nesta terça-feira.
Entre as quedas mais significativas estão as observadas nos setores de material eletrônico e equipamentos de comunicação (-25,5%) e o de máquinas e equipamentos (-18,5%). Mais detalhes na reportagem distribuída pela Agência Brasil. O texto é de Vitor Abdala. Confira:
“Produção industrial fecha 2009 com maior queda dos últimos 19 anos
A produção industrial brasileira fechou 2009 com a maior queda dos últimos 19 anos, segundo dados divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil, o ano passado apresentou redução de 7,9% em relação ao resultado de 2008. Em 1990, a queda havia sido de 8,9%.
Segundo o IBGE, no entanto, as perdas foram mais acentuadas no primeiro semestre (-13,9%). Mas, no último trimestre do ano, houve uma recuperação de 5,8%, o que contribuiu para diminuir a queda em 2009.
Dos 27 segmentos pesquisados pelo IBGE, 23 apresentaram redução na comparação de 2009 com o ano anterior. As quedas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE aqui.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.