PESQUISA. CNT/Sensus mostra Dilma taco a taco com Serra, que segue na dianteira
É bastante provável, cá entre nós, que o comando da campanha oposicionista à Presidência da República, esteja preocupado. Nada que vá dizer publicamente, por óbvio. Mas nem é necessário ser muito esperto para anunciar essa probabilidade. Afinal de contas, não importa o instituto pesquisador (mesmo que a mídia grandona tenha ignorado o levantamento do Vox Populi, informado na sexta-feira), é fato que se reduz a distância entre a candidata do governo, a petista Dilma Rousseff, e o principal (ou seria único?) oponente oposicionista, o tucano José Serra.
Nesta segunda-feira, quem deu a público a sua pesquisa foi a Confederação Nacional dos Transportes, há muitos anos realiza um trabalho de divulgação de popularidade presidencial e de intenção de voto, através do Instituto Sensus, por ela contratado. E o resultado não poderia ser mais preocupante para quem quer a vitória da oposição.
De acordo com o trabalho – para o qual foram ouvidos 2 mil eleitores em todo o País entre os dias 25 e 29 de janeiro, com margem de erro de 3% para mais ou para menos – a pretendente governista simplesmente empatou tecnicamente com o oposicionista. Os números e mais detalhes você encontra na reportagem publicada pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. O texto é de Rafael Targino, com foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Confira:
“Dilma empata com Serra em cenário com Ciro na disputa, diz CNT/Sensus…
…Na corrida eleitoral pela sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), está tecnicamente empatada com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), quando o deputado Ciro Gomes (PSB) está na disputa, mostra pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (1º).
Dilma cresceu pelo menos cinco pontos percentuais nos dois cenários testados pela pesquisa. O governador de São Paulo ainda lidera nas duas pesquisas estimuladas, mas a margem entre os dois diminuiu. Ela já passou o governador na pesquisa espontânea.
No primeiro cenário, Serra cresce de 31,8%, em novembro de 2009, para 33,2% em janeiro deste ano; Dilma subiu de 21,7% para 27,8%; Ciro Gomes (PSB),caiu de 17,5% para 11,9%; e Marina Silva (PV) subiu de 5,9% para 6,8%. Houve queda no total de pessoas que votam nulo ou branco (de 11,1% para 10,5%). A diferença entre os dois primeiros colocados, que era de 10,1%, caiu para 5,4%. Como a margem de erro está em 3%, os dois estão tecnicamente empatados. “Há uma intersecção da margem de erro”, disse Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.
Na avaliação do cenário eleitoral a margem de erro difere da registrada na pesquisa sobre a popularidade de Lula e do governo, que é de dois pontos percentuais…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira também a AVALIAÇÃO feita pelo jornalista Fernando Rodrigues, do jornal Folha de São Paulo e do portal Universo Online. O título do texto é “CNT/Sensus dá empate técnico entre Serra e Dilma, mas só quando Ciro Gomes continua como candidato”.
Está chegando a hora do Serra decidir. Eleger-se novamente governador de São Paulo ou correr o risco de uma nova e derradeira derrota em uma eleição presidencial?
A sorte está lançada!!!!!