Eleições 2010Partidos

QUE COISA!!! Começam a surgir “argumentos” para tirar Temer da chapa de Dilma

Meirelles: âncora no “lulismo-centrismo”, para a candidata governista ao Planalto

Pelo menos para este (nem sempre) humilde repórter, fugia do bestunto a razão por que os evidentes passos que indicam uma certa rejeição, sobretudo no PT, ao nome do presidente da Câmara dos Deputados e do PMDB, Michel Temer, como companheiro de chapa da ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Pois, aos pouquinhos, os motivos começam a ficar bastante claros. Embora, com todo o respeito, talvez sejam inapropriados. No entanto, faz sentido. A idéia seria capturar (como já havia ocorrido com José Alencar e Lula, em 2002) apoios, digamos, mais à direita, para a candidatura da petista. Nesse caso, o ungido (ou preferido) seria o dirigente máximo do Banco Central, o recém-chegado ao PMDB, Henrique Meirelles.

Confuso? Pode parecer, mas não é. Quem esclarece (e até opina) sobre isso é Sérgio Malbergier, editor do caderno “Dinheiro”, da Folha de São Paulo, na seção “Pensata”, da versão online do jornalão paulista. A foto é de Elza Fiúza, da Agência Brasil. Confira:

Dilma precisa de Meirelles

O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, o mais longevo no cargo, é também um dos mais atacados, apesar de ele ser um dos maiores responsáveis pela eficiência dos programas sociais e econômicos do governo, tão defendidos e admirados por seus críticos.

Meirelles cumpriu as metas rígidas de inflação determinadas pelo governo Lula. A inflação média sob FHC foi de 9,1%. Com Lula, está em 5,7%. A inflação baixa turbinou a renda das famílias, os aumentos reais já generosos do salário mínimo, o caraminguá do Bolsa Família.

Nesta reta pré-eleitoral, ainda teve queda expressiva dos alimentos, aliviando mais os pequenos orçamentos. O preço do feijão carioquinha caiu 47,39% em 12 meses. Produtos como feijão, arroz, carne, ovo, macarrão e óleo de soja tiveram deflação…

…Mas os ataques a Meirelles são incansáveis, talvez pela falta de entendimento ou discurso melhor. De José Serra a José de Alencar, passando por José Dirceu, os críticos do conservadorismo do BC erram, entre muitos motivos, por…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÕES ADICIONAIS – confira aqui, se desejar, também outros artigos produzidos por Sérgio Malbergier, na versão online da Folha de São Paulo.

Leia também a REPORTAGEM “Mantega vai a Lula para tentar barrar aumento de juros”, de Adriana Fernandes, no jornal O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. È os novos ventos que sopram por aqui…depois de ler depoimentos como do Tiago, não me espanta nada começarem a achar o Sarney um santinho…O PMDB como partido de idéias de concepções de mundo não existe mais. No seu tempo,tinha duas bandeiras definidas: nova constituinte e abertura politica.Hoje quais as bandeiras do PMDB? o que defende o PMDB? qual o PMDB existe hoje? Estão no governo Federal com Ministérios e tudo mas não defendem atos do governo. E no estado? apoiam a Governadora Yeda só pelos cargos….
    Portanto, Henrique, Temer, Sarney para mim não existe muitas diferenças, são opções pessoais que se identificam com um tipo de eleitorado ou não. Do ponto de vista eleitoral está correto, no meu ponto de vista, trocar o Temer pelo Henrique Meyreles ou outro pmdebista “histórico” chamado Delfim Neto. Do ponto de vista politico para o P.T. é arriscado,melhor seria o Temer pela sua fragilidade politica e pouca inserção nas bases finaceiras deste País.
    Bem, mas com Temer, Henrique ou Sarney, aqui na nossa aldeia vai ser interessante ver alguns juntos e outros tentando de todas as maneiras explicar essa “união”.
    E vai o povão entender isso tudo!!!

  2. considero o sr henrique meireles um nome de peso e de extrema importância para a composição da chapa com a ministra dilma, homem competente, executivo renomado, exemplo na área financeira que é respeitado dentro e fora do país devido a sua extrema e importante capacidade de gerência
    grande nome para o projeto do pt, e vejo nele a engrenagem que estava faltando para azeitar o funcionamento da chapa da ministra, é provado que um país depende não apenas da classe operária e mais pobre e sim da classe empresarial e financeira que apesar de tudo é a força motriz de nossa nação
    alguns devem achar este meu depoimento como uma afronta a história do pt mas reintero que tudo na vida passa por transformações e um partido tem de se adequar a realidade sem perder o horizonte ideológico e muito menos gerar desconfiança e pânico na sociedade em que pretende participar, e nesse quesito o goverdo do presidente lula foi um marco para o desenvolvimento do país
    e nada melhor do que o ministro meireles para ajudar a concretizar mais uma etapa do projeto petista, desde já começo a ver um certo apavoramento do tucanato com essa possível decisão
    é o serra que desce, os mensalões que se afloram, máfias da saúde e do detran e compras de bens próprios com dinheiro público que fazem do psdb um partido pior ou igual aos outros mas salientanto sempre que os reis da ética também pecam mas a diferença do pt para eles é que no pt a verdade vem a tona e é julgada e neles o que se nota é um enorme processo de abafamento
    michel temer não é nunca foi político mas me resumo a dizer apenas isto porque não quero ofender a ninguém e muito menos ludibrar o maior de todos os fantoches e sim deixar no ar apenas uma questão
    vcs sabem quem é michel temer, olhem bem pro passado e verão o porque ele não será vice da dilma e perceberão que o passado guerrilheiro da dilma perto do temer não passou de uma simples brincadeira de criança
    obrigado a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo