VADE RETRO. Doutos do mercado, como “bons” especuladores que são, voltam a dar uma de urubu
Levo tão a sério a opinião deles que a publico aqui, semanalmente. Mas não nutro qualquer ilusão: tenho a mais absoluta convicção de que os operadores do mercado financeiro pensam neles, exclusivamente, e não no futuro da economia do País – que eles procuram projetar. São, em síntese, especuladores. E sua função, mais do que qualquer outra, é somente ganhar dinheiro – não importando o cidadão.
Me refiro, obviamente, aos agentes do dito mercado, ouvidos pelo Banco Central, e cuja avaliação se transforma no boletim Focus, divulgado às segundas-feiras e que, em função do carnaval, só foi tornado público nesta quarta. Ah, o que eles imaginam? Leia no material distribuído pela Agência Brasil, com texto de Kelly Oliveira. A seguir:
“Mercado financeiro eleva projeção de inflação pela quarta vez seguida
A projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação oficial continua a se distanciar do centro da meta de 4,50%. Segundo o boletim Focus, divulgado hoje (quarta, 17), pelo Banco Central (BC) a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em alta há quatro semanas, subiu de 4,78% para 4,80%.
A meta de inflação, além do centro de 4,50%, tem margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Cabe ao BC perseguir essa meta e para isso utiliza a taxa básica de juros, a Selic, como instrumento. Como a previsão é de economia aquecida e aumento da inflação, os analistas esperam que a Selic encerre este ano em 11,25% ao ano, a mesma estimativa do boletim anterior.
A taxa entretanto, na visão dos analistas, não deve começar a subir na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, em março próximo. A expectativa para essa reunião é de manutenção do atual patamar de 8,75% ao ano. Para o final de 2011, os analistas ajustaram a projeção de 11% ao ano para 11,25% ao ano…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.