ATÉ 2012. Mínimo gaúcho vai aumentar todo janeiro. Se Yeda Crusius não vetar
É verdade que, por emenda do líder do governo, Adilson Troca, do PSDB, a medida que vigoraria imediatamente entrará em vigor de forma gradativa. Neste ano em maio; em 2011, março, e só em 2012 que o salário terá a data-base em janeiro. Mesmo assim, já posso sentir no ouvido o gritedo do empresariado, que gostaria mesmo é de, segundo algumas lideranças que já se manifestaram, acabar com o mínimo regional. E que vão pressionar a governadora Yeda Crusius, para que vete o projeto. Pooois é.
De todo modo, a aprovação, na Assembléia Legislativa (olha o ano eleitoral aí, gente), foi por unanimidade dos parlamentares presentes, como mostra material produzido e distribuído pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é de Berenice Pacheco. Confira:
“Antecipação da data-base para reajuste do mínimo regional é aprovada
O Projeto de Lei 262/2009, do deputado Heitor Schuch (PSB), que altera a data-base para reajuste do piso salarial regional, foi aprovado, na sessão plenária desta quarta-feira (17), por 43 votos favoráveis e nenhum voto contrário. A matéria foi aprovada com uma emenda de líderes proposta pelo deputado Adilson Troca (PSDB), determinando que a alteração seja feita de forma gradual: em 2011 o reajuste será em 1º de março e, em 2012, a correção ocorrerá definitivamente a partir de 1º de janeiro, conforme previa a proposta original do parlamentar socialista. Atualmente, a data-base é 1º de maio.
Ao argumentar sua proposta, Schuch lembrou que as centrais sindicais há muito vêm reivindicando esta alteração, considerando a sucessiva antecipação da data base do salário mínimo nacional, que a partir deste ano já está sendo reajustado em 1º de janeiro. Ivar Pavan (PT) disse que este é um projeto estratégico, que possibilita a retomada do crescimento da economia do Estado. O deputado Raul Carrion (PCdoB) destacou que esta readequação aumenta o poder de compra do mínimo regional. Por sua vez, o deputado petista Raul Pont enfatizou que a defasagem atual em relação ao mínimo nacional está em torno dos 28%…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.