Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
JudiciárioMeio AmbientePrefeituraSanta Maria

ATÉ QUE ENFIM! Corsan não cumpre contrato. Prefeitura não fiscaliza. MP cobra na Justiça

Adede Y Castro, o autor da ação que cobra ação de Corsan e Prefeitura

Enfim, parece que alguma coisa pode acontecer. A leniência histórica do Poder Executivo, e a incompetência e falta de vontade da Corsan, ao mesmo tempo, são contempladas em ação impetrada nesta sexta-feira, pelo Ministério Público – através da Promotoria de Defesa Especializada de Santa Maria, cujo titular é o Promotor de Justiça João Marcos Adede & Castro.

Acompanhe os detalhes, em material distribuído pela assessoria de imprensa do MP em Santa Maria. O texto é assinado pelo jornalista Matheus Rivé. A seguir:

Ministério Público move ação contra Cosan e Prefeitura de Santa Maria

A Promotoria de Defesa Especializada de Santa Maria ingressou com ação civil pública contra a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Prefeitura de Santa Maria. O Promotor de Justiça João Marcos Adede Y Castro ajuizou a ação nesta sexta-feira, 19, porque o serviço de coleta e tratamento de esgoto sanitário da cidade é insatisfatório.

O acordo firmado em 1996 entre o município e a Corsan prevê que a estatal gaúcha garanta o funcionamento adequado de seus serviços e promova as ampliações necessárias conforme o crescimento de Santa Maria. Além disso, a empresa deveria, desde 1996, aumentar no mínimo em 5% ao ano o número de locais com tratamento de esgoto, mas  segundo inquérito instaurado em 2009 isso não aconteceu. De acordo com as investigações do Ministério Público, mesmo que Santa Maria não tivesse nenhum ponto de tratamento de esgoto em 1996, se a Corsan tivesse respeitado o acordo o município teria hoje 70% de seu esgoto sanitário recolhido e não apenas 53% como tem de fato.

A Corsan alega falta de recursos financeiros para a falta de investimento na expansão da rede coletora de Santa Maria. Dados referentes ao ano de 2005 apontam que o faturamento da estatal gira em torno de mais de 5 milhões anualmente. O Promotor Adede y Castro explica que o esgoto sanitário não recolhido é despejado nas redes pluviais do município, comprometendo a integridade dos recursos naturais. Ele lembra ainda que são comuns na Promotoria reclamações referentes ao mau cheiro procedentes das redes pluviais da cidade. O Ministério Público também promove a ação contra o Executivo Municipal porque esse não fiscaliza os serviços da Corsan, nem ao menos cobra o cumprimento do contrato firmado em 1996.

Diante disso, a Promotoria requer que a Corsan amplie as redes coletoras de esgoto até atender 95% do município, isso dentro do prazo de concessão que encerra em setembro de 2016, sob pena de multa de 100 milhões de reais. O Ministério Público exige ainda que a Prefeitura fiscalize os serviços prestados pela estatal gaúcha sob pena de pagamento de multa de 200 mil reais e responsabilização por improbidade administrativa.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Já começa a dar resultados a ação civil pública contra a Prefeitura. Agora a pouco o Prefeito Schirmer afirmou em um programa de rádio que não dá mais para aguentar a CORSAN e que nos próximos dias a relação entre a Prefeitura e a CORSAN terá novidades. Aguardemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo