Câmara de VereadoresMulher

CÂMARA. Em sessão solene, advogada e psicóloga recebe Comenda Izabel Piasentin

Reproduzo, a seguir, material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores que, agora há pouco, em sessão solene, entregou a Comenda Izabel Piasentin à advogada e psicóloga santa-mariense Neusa Scotti Scherer. O texto é do jornalista Beto São Pedro, com foto de Julio Mota. Confira:

Entrega da Comenda Izabel Piasentin abre a 2ª Semana Municipal da Mulher

Evento lotou o Plenário da Câmara no final da tarde desta terça-feira (9)

Maria de Lourdes Castro, Helen Cabral, a homenageada Neusa Scherer, que recebeu a comenda das mãos da vereadora Sandra Rebelato

A entrega da comenda Izabel Piasentin à advogada e psicóloga santa-mariense Neusa Scotti Scherer, em sessão especial no início da noite desta terça-feira (09), marcou a abertura oficial da 2ª Semana Municipal da Mulher, promovida pela Câmara de Vereadores de Santa Maria e que tem como patrona neste ano a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns. A homenageada da edição 2010 da comenda Izabel Piasentin é professora e fundadora da cátedra de gênero da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), ex-secretária da Federação Metodista de Mulheres, conferencista em temas que busquem a capacitação e valorização da mulher e colaboradora do Conselho Municipal da Mulher, tendo coordenado no período de 2006 a 2008 a pesquisa Perfil da Mulher Santa-mariense.

Saudando a homenageada, a vereadora Sandra Rebelato disse que conhece Neuza Scotti Scherer há vários anos, quando coordenaram junto à secção local da Ordem dos Advogados do Brasil os programas OAB vai à escola e OAB na comunidade, com a participação de acadêmicos da Faculdade Metodista de Santa Maria – Fames. “Desde então, acompanho de perto as atividades desta mulher. Atividades que vão muito além do seu encargo profissional”, afirmou a vereadora. Segundo Sandra Rebelato, a homenageada é “uma doçura de pessoa que transforma a vida de muitas mulheres através do alento, do conselho, de ações solidárias, da conscientização de valores, do incentivo e do fazer acontecer”.

Ao final de seu pronunciamento a vereadora Sandra Rebelato entregou à representante do prefeito municipal na solenidade, professora Magali Rocha, o relatório da 1ª Semana Municipal da Mulher, realizada no ano passado, “um registro textual e fotográfico que registra toda a programação desenvolvida no período de 3 a 29 de março de 2009”.

O ideal e o possível – Pode-se dizer que o fio condutor da luta da homenageada, na busca pelos princípios fundamentais da Carta Mundial das Mulheres, que são igualdade, liberdade, solidariedade, justiça e paz, tem na categoria do “possível” o seu combustível fundamental. Seria por meio desta categoria que buscamos no dia-a-dia, cada vez mais aproximarmos o real do ideal, uma vez que este é apenas uma hipótese e aquele nem sempre o reflete: “Contamos com o real, que nem sempre é o reflexo do ideal, mas também contamos com o possível, sem o qual não haveria o porquê de estarmos aqui”, afirma Neusa Scotti Scherer.

 Depois de registrar que apesar do tanto que é falado e lutado “para termos todas e todos os mesmo direitos, nos tornando cidadãs e cidadãos de um mundo melhor” a professora lamentou que “ainda continuamos a prejudicar as pessoas com as quais convivemos”. Sem ufanismo, disse que ainda parece impossível “acreditar que um dia chegaremos a uma realidade em que a mulher poderá usufruir  da justiça, que, ironicamente, é representada por uma figura feminina”.  Mas que “é muito bom pensar que um dia estaremos longe da discriminação, dos tratamentos humilhantes e degradantes a que muitas mulheres precisam se submeter para poder conservar as pessoas que amam ou a própria vida”.

O ato foi presidido pelo vereador Paulo Airton Denardin (PP) que, ao final dos trabalhos, citou trechos bíblicos, “bem-aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo, escuta-o, acolhe-o, segue-o, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por ele na opção de vida”.

Comenda Izabel Piasentin – Criada pela lei municipal n° 4445, de 2001, Ano Internacional do Voluntariado, a comenda Izabel Piasentin tem como objetivo homenagear pessoas que de alguma forma se destacam, voluntária e muitas vezes anonimamente, na luta em torno da cidadania da mulher. Conforme a justificativa do projeto votado na Câmara no ano de 2001, o nome da assistente social e funcionária da Universidade Federal de Santa Maria, Izabel Piasentin foi escolhido para nominar a comenda por se tratar de uma pessoa com este perfil voluntário e defensor das causas envolvendo a cidadania em geral e da mulher em especial.

Natural do distrito santa-mariense e hoje município de Silveira Martins, Izabel teve sua vida ligada à militância em pastorais e comunidades eclesiais de base da Igreja Católica, à luta pela redemocratização do país, ao movimento sindical como integrante da primeira diretoria da Fasubra, ABS e Assufsm, movimento de mulheres e ao Partido dos Trabalhadores. Como voluntária, no final dos anos 1980 e início dos 1990 participou do movimento intencional da colheita do café na Nicarágua sandinista.

Zilda Arns – Fundadora da Pastoral da Criança da Igreja Católica, cujo trabalho é internacionalmente reconhecido, Zilda Arns morreu no dia 12 de janeiro deste ano durante o terremoto que atingiu a capital do Haiti, onde se encontrava em missão. Nasceu na cidade catarinense de Furquilhinha, em agosto de 1934, foi também coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa e participou de organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao lado de seu irmão Cardeal Dom Evaristo Arns.

Ela recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país, assim como a pastoral que fundou foi diversas vezes destacada em razão do trabalho desenvolvido desde sua fundação. Sua escolha como patrona da Semana Municipal da Mulher deste ano também representa uma resgate do espírito da lei que criou a comenda  hoje entregue, “por ter sido uma pessoa que voluntaria e anonimamente dedicou sua vida à luta por melhorias na condição de vida das pessoas, sobretudo das crianças”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo