COGITAÇÕES. Doutos têm dor de barriga e projetam inflação acima dos 5% em 2010
São mesmo engraçados (ou trágicos, conforme o ponto de vista) esses analistas do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central, para a produção do boletim semanal “Focus”. Ao mesmo tempo em que, nesta última previsão, os doutos PROJETAM um crescimento econômico substancial, superior a 5%, em outros pontos simplesmente dão a impressão de, antes de responder à pesquisa, terem passado por uma dor de barriga.
Assim, imaginam que os juros poderão subir já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do BC, e, também, acreditam numa inflação superior a 5%, bem acima da meta estabelecida pelo governo. Os detalhes estão em reportagem produzida e distribuída pela Agência Brasil. O texto é de Kelly Oliveira. Confira:
“Analistas aumentam para 5,16% projeção da inflação oficial em 2010
A projeção de analistas consultados pelo Banco Central (BC) para a inflação oficial continua em alta. Segundo o boletim Focus, divulgado hoje (29), a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano apresentou a décima elevação seguida, para 5,16%. No boletim anterior, a previsão era de 5,10%. Para 2011, a projeção permaneceu em 4,70%.
As expectativas para o IPCA estão acima do centro da meta de inflação para este e o próximo ano, de 4,5%. Essa meta tem ainda margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite inferior é de 2,5% e o superior, de 6,5%.
Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e para isso usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic. Quando o Banco Central considera que a economia está aquecida e a expectativa é de alta da inflação, a Selic é elevada. Na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC deste mês foi decidido manter a Selic em 8,75% ao ano. Mas, na ata divulgada na semana passada, o comitê indicou que deve elevar os juros básicos na reunião marcada para o próximo mês…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.