Arquivo

Crise ianque.Nova “classe média”, para seguir com status econômico, mudará hábitos de consumo

Bem, bem, bem. Por mais que a crise ianque tenha efeitos, no Brasil, muito menores e bem mais simplórios que em outras nações, especialmente os desenvolvidos do norte, não há dúvida que algum efeito terá sobre a economia.

 

Um desses resultados nefastos pode se dar exatamente sobre a classe que mais cresce no país, aquela que os institutos de pesquisa chamam de C. Pois bem, olha só o que acontecerá com ela, por conta do cassino financeiro ianque e seus desdobramentos planetários. A reportagem original está na versão online d’O Estado de São Paulo. Confira:

 

“Classe C deve mudar perfil de consumo

 

O freio no consumo da classe C terá impacto no desempenho da indústria, especialmente entre os fabricantes de eletrodomésticos. “Viemos de três anos de crescimento intenso, puxado pela classe C”, diz Jerome Cadier, diretor de Marketing da Whirlpool, dona da tradicional Brastemp e da popular Cônsul. A empresa esperava crescer 20% neste ano, mas Cardier diz que deverá ?encerrar 2008 com expansão entre 8% e 10% e algo em torno de 3% para o ano que vem.? O executivo não descarta a possibilidade de não crescer em 2009…

 

…Para Haroldo Torres, sócio-diretor do instituto Data Popular, os produtos de maior valor, cujas vendas dependem do crédito, serão mais afetados. Mas, na sua avaliação, o sucesso nesse novo mercado depende da capacidade de adaptação. “A classe C deve reconfigurar sua cesta de consumo, migrando para marcas mais baratas.”…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Classe C deve mudar perfil de consumo”, de Márcia Chiara e Andrea Vialli, na versão online d’O Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo