CULTURA. Santa-mariense participa, como delegado eleito, da II Conferência Nacional
Foi (ou está sendo, ainda) aberta esta noite a segunda Conferência Nacional de Cultura. Entre os delegados eleitos há um santa-mariense, pelo menos. Trata-se de Luiz Alberto Cassol que, há coisa de duas semanas, foi escolhido pelo cineclubistas reunidos em encontro desse grupo importante do audiovisual brasileiro.
Sobre a participação do conterrâneo, e também mais detalhes da Conferência, confira material que recebi agora há pouco, da InoxIdeias, que colabora ativamente com o Santa Maria Vídeo e Cinema, da qual Cassol é coordenador. O texto é de Fabiane Machado. A foto (do acervo do sítio) é de Bianca Pereira Moreira. A seguir:
“Coordenador do Santa Maria Vídeo e Cinema participa da II Conferência Nacional de Cultura
O Coordenador do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), Luiz Alberto Cassol, está em Brasília, onde participa, até domingo (14), da II Conferência Nacional de Cultura. A Conferência envolve artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todo o País, com o objetivo de debater, aperfeiçoar e formular políticas públicas da área.
Participam da abertura do encontro, hoje à noite, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o Presidente da República em exercício, José Alencar, a Ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, outros Ministros de Estado e Secretários Estaduais e Municipais de Cultura.
Os debates da Conferência contribuirão para a construção de um marco regulatório da Cultura, fundamental para o fortalecimento da área no País. Outras áreas estratégicas como Educação, Saúde e, mais recentemente, Assistência Social, já possuem seus marcos regulatórios. Na Cultura, estão em tramitação no Congresso Nacional o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Plano Nacional de Cultura (PNC) e a PEC 150/2003, que vincula à Cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais. Durante o encontro, também serão avaliados os resultados da I Conferência, realizada há cinco anos.
Os debates seguirão cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura.
Conferência teve etapas municipais e estaduais
Dentro das etapas da II CNC, foram feitas conferências municipais e intermunicipais; estaduais e do Distrito Federal; pré-conferências setoriais; conferência virtual e conferências livres como forma de mobilizar os setores culturais para a plenária nacional.
Todos os estados realizaram suas conferências, elegendo 743 delegados ao todo. Mais de 200 mil pessoas estiveram diretamente envolvidas nas etapas estaduais e municipais. No total, foram realizadas 143 pré-conferências setoriais, com 3.193 inscritos como candidatos a delegado.
II Conferência Nacional de Cultura
De 11 a 14 de março
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – Setor Hoteleiro Sul, Qd 06 lote 1 conjunto A – Brasília – DF”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.